Polícia Civil realiza fiscalizações em distribuidoras de bebidas por furto de energia elétrica
Na última terça e quarta-feira, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em colaboração com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, a concessionária de energia elétrica do Estado, realizou uma série de fiscalizações em distribuidoras de bebidas na Grande Vitória. As operações visam investigar práticas de furto de energia elétrica.
As ações começaram no dia 27, com a fiscalização em estabelecimentos localizados nos bairros Maria Ortiz e Antônio Honório, em Vitória. Em um dos locais no bairro Maria Ortiz, a equipe de peritos constatou a adulteração de medidores de energia, denominados “medidores fantasmas”. Estes equipamentos não possuíam registro na EDP e abasteciam tanto o comércio quanto outras áreas conectadas, impedindo a contabilização do consumo e, consequentemente, a cobrança pela concessionária. Os medidores irregulares foram retirados, resultando na suspensão do fornecimento de energia.
Ainda nesse mesmo dia, os agentes encontraram outro estabelecimento no bairro Antônio Honório com irregularidades semelhantes. Considerando que os responsáveis estavam relacionados a outro ponto comercial na região de Grande Goiabeiras, as equipes realizaram uma nova averiguação. Ali, foi identificada novamente a manipulação de medidores, que foram removidos pela EDP, levando ao desligamento do local.
Na quarta-feira, a fiscalização seguiu para uma distribuidora de bebidas em São João, município da Serra, onde foi detectada a manipulação interna do medidor de energia. O equipamento apresentava danos, incluindo violação de lacres, o que comprometia o registro do consumo. O medidor foi substituído e o fornecimento de energia suspenso devido a débitos pendentes com a concessionária.
Em todas as operações, a EDP elaborou Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI), documentando as irregularidades encontradas. A PCES solicitou à EDP planilhas com estimativas sobre os prejuízos causados, as quais servirão como base para o Ministério Público. A investigação continua, com a instauração de inquéritos policiais para apurar os fatos.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil e EDP realizam fiscalizações em distribuidoras de bebidas no Espírito Santo por furto de energia elétrica.
Fonte: Polícia Civil-ES.