Polícia Civil e MAPA Interditam Fábricas Clandestinas de Cachaça e Apreendem 4.350 Litros da Bebida no Espírito Santo
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em ação conjunto com o Ministério da Agricultura (MAPA), realizou na última quarta-feira (09) a interdição de duas fábricas clandestinas de cachaça no Bairro Jardim Bela Vista, na Serra. A operação resultou na apreensão de 4.350 litros da bebida alcoólica e na prisão de duas pessoas, que foram autuadas por fabricação de bebida clandestina e pela venda de produtos fora das normas de segurança sanitária. As penas somadas para esses crimes podem variar entre 6 a 13 anos de reclusão.
As investigações indicam que as fábricas operavam sem autorização legal e sem as mínimas condições sanitárias exigidas para a produção de bebidas. A cachaça apreendida estava sendo vendida em supermercados, bares e distribuidoras da região, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Durante a coletiva de imprensa, realizada na sede da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em Vitória, o delegado Eduardo Passamani detalhou os métodos fraudulentos utilizados nos locais interditados. “Identificamos uma fraude, onde duas marcas de cachaça estavam sendo produzidas e envasadas de forma irregular. A cachaça era misturada com produto de outra localidade, em condições sanitárias precárias, e rotulada com nomes novos, sendo vendida para pontos de venda e até mesmo online”, relatou Passamani.
O delegado também trouxe à tona a preocupação com os riscos à saúde relacionados a esses produtos. Uma das marcas, intitulada “Cachaça da Patroa”, não possui qualquer autorização para comercialização. Passamani orientou os consumidores que adquiriram esse produto a devolvê-lo, alertando que ele pode causar danos à saúde. A outra marca, chamada Lambic, embora tenha autorização para produzir, não tem permissão para fornecer suas cachaças a terceiros para revenda. Se a marca se provar responsável pelo fornecimento à fábrica clandestina, também poderá ser penalizada.
Os responsáveis pelas infrações foram presos em flagrante e autuados por seus crimes, que consideram grave violação das normas de produção e venda de bebidas.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil através dos números (27) 3137-9024 ou pelo e-mail [email protected].
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil e MAPA interditam fábricas clandestinas de cachaça no Espírito Santo, apreendendo 4.350 litros e prendendo dois suspeitos.
Fonte: Polícia Civil-ES.