Polícia Civil do ES e Prefeitura de Vila Velha Expandem Projeto “Homem que é Homem”
Vila Velha – A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Vila Velha, realizou nesta terça-feira (14) uma cerimônia para a expansão do Projeto “Homem que é Homem”. O evento ocorreu no auditório da sede da Prefeitura e visa à conscientização e reeducação de homens denunciados por violência contra a mulher.
Lançado em 2015, o projeto foi idealizado por profissionais da PCES, como psicólogas e assistentes sociais. Seu principal objetivo é reduzir a reincidência de casos de violência contra mulheres. Em 2019, o Projeto foi incorporado ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne políticas públicas estaduais, mobilizando diferentes secretarias e órgãos com o foco na diminuição da violência e da criminalidade.
No “Homem que é Homem”, homens denunciados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) são convocados a participar de um ciclo de palestras. Essas palestras abordam a desconstrução de ideias sexistas e machistas, promovendo formas pacíficas de lidar com conflitos. Os encontros são realizados semanalmente e totalizam oito sessões, coordenadas por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro encontro ocorre por intimação judicial, enquanto a participação nos demais é voluntária.
Os temas abordados incluem relações de gênero, resolução pacífica de conflitos, identificação e reflexão sobre diferentes tipos de violência, além de aspectos da convivência familiar. O objetivo é promover um espaço democrático de diálogo, fundamental para a construção de novas concepções sobre masculidade.
A delegada Cláudia Dematté, chefe da DIV-DEAM e gestora do programa, ressaltou a importância do projeto: “A relevância do projeto está em discutir com homens autores de violência temas que envolvem relacionamentos baseados na violência. Trata-se de uma necessidade social, já que comportamentos machistas, sexistas e misóginos ainda estão presentes nas concepções de masculinidade, e precisamos desconstruir esses valores”.
Desde a criação do projeto, cerca de 1.500 homens participaram dos ciclos de reflexão, com um índice de reincidência estimado em apenas 1%, segundo dados da Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna: (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
A Polícia Civil do ES expande projeto de reeducação de homens denunciados por violência contra a mulher, enfatizando a desconstrução de comportamentos machistas.
Fonte: Polícia Civil-ES.