Polícia Civil do ES realiza operação contra maus-tratos a animais em Vitória
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em cooperação com a Prefeitura de Vitória e a CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deflagrou nesta quarta-feira (07) uma operação no bairro Maruípe. O objetivo foi verificar uma denúncia de maus-tratos a animais.
Durante a abordagem, a equipe policial encontrou seis cachorros em condições precárias e um animal já sem vida. Segundo o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, o animal morto foi encontrado em um cômodo trancado e, conforme as evidências, teria morrido de fome e sede. "A chegada até esse local se deu a partir de uma denúncia. A colaboração da população é fundamental para o êxito das investigações, sendo as informações repassadas de forma segura e anônima essenciais para que possamos agir com rapidez e eficácia", afirmou Nolasco.
Embora o responsável pelos animais não estivesse presente no local, a PCES conseguiu identificá-lo e a conduta dele será apurada durante o inquérito policial.
Além da situação concernente aos animais, a equipe policial constatou a presença de uma família morando nas proximidades, cujas condições de vida levantaram suspeitas de análogas à escravidão. Diante desse contexto, a Polícia Civil acionou a Polícia Federal (PF), que tem a atribuição de investigar e apurar esse tipo de crime. Um delegado da PF se deslocou até o local para a análise da situação.
Polícia Civil resgata seis cães em Maruípe, Vitória, e investiga possível situação de escravidão familiar. Responsável foi identificado.
Fonte: Polícia Civil-ES.