Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Investigação sobre Extorsão Virtual e Indicia Três Pessoas em Venda Nova do Imigrante
Venda Nova do Imigrante, 6 de março de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, concluiu, na última segunda-feira (5), uma investigação que desvendou um esquema de extorsão realizado em ambiente virtual. Ao longo da apuração, três indivíduos foram indiciados.
O caso foi registrado em setembro do ano passado e expôs uma organização criminosa especializada em extorsões virtuais. As investigações indicam que as vítimas eram atraídas por meio de um site de conteúdo sexual, onde acreditavam estar se comunicando com uma profissional do sexo. No entanto, essa interação servia como isca para colher informações pessoais e registros visuais, que eram utilizados para coagir as vítimas a pagar quantias elevadas em dinheiro. As ameaças incluíam a divulgação de dados íntimos na internet e a notificação a familiares.
“Com o início das investigações, realizamos diversas diligências para identificar os autores do crime e as circunstâncias envolvidas, além de buscar a recuperação dos valores extorquidos. Em dezembro, identificamos que os suspeitos – duas mulheres, de 34 e 41 anos, e um homem de 37 anos – estavam envolvidos em um caso semelhante já investigado na Operação Luxúria, deflagrada pela Delegacia de Polícia de Vila Valério”, afirmou o delegado Eduardo Oliveira, titular da Deic de Venda Nova do Imigrante.
Os esforços da polícia revelaram que o grupo tinha uma organização complexa, operando como uma verdadeira engrenagem criminosa. “Essa atuação garantia uma vida de luxo e requinte aos principais envolvidos. Estima-se que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 600 mil com a prática criminosa”, informou o delegado.
Após a conclusão das investigações, foi determinado o indiciamento dos três indivíduos pelos crimes de extorsão majorada, associação criminosa e lavagem de capitais.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Espírito Santo.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
PCES conclui investigação de extorsão virtual; três pessoas foram indiciadas por exigir dinheiro em troca de não divulgar informações íntimas.
Fonte: Polícia Civil-ES.