Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio em Vila Velha
Vitória, 27 de setembro de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, finalizou a investigação referente ao homicídio de Carlos Gabriel Luciano da Silva, de 20 anos, que foi assassinado com cerca de 20 disparos no bairro Vale Encantado, em setembro de 2023. As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
A investigação revelou que a possível motivação do crime estaria ligada a uma disputa entre organizações criminosas no tráfico de drogas. De acordo com a apuração, a vítima estaria “dedurando” locais de armazenamento de entorpecentes. O autor do crime, que agiu sob a ordem de um mandante, abordou a vítima, executou o homicídio e posteriormente abandonou o corpo em um matagal.
O delegado Cleudes Junior, adjunto da DHPP, destacou que, após o crime, uma denúncia indicou o suspeito. “As equipes de investigação agiram rapidamente, mas, ao abordá-lo, não encontraram armas ou outros elementos que justificassem a prisão em flagrante. Ele foi liberado, porém intimado para comparecer à DHPP”, explicou.
O suspeito apresentou um atestado odontológico datado do dia do crime, alegando estar em uma clinica odontológica no momento do homicídio. No entanto, a investigação, que incluiu análise de câmeras de segurança, comprova que ele não esteve presente na clínica naquele horário, tendo chegado somente após a execução do crime.
Funcionários da clínica, que foram ouvidos, relataram que o suspeito pediu o atestado citando que poderia perder o emprego por não informar corretamente o horário que esteve no local.
Com base nas evidências coletadas, o inquérito foi encerrado e a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito, que já era investigado por uma série de homicídios na região do Vale Encantado desde 2015. Além dos homicídios, ele responde por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) já ofereceu denúncia contra o suspeito, que se tornou réu em ação penal.
O delegado Cleudes Junior também informou que o suspeito estava cumprindo pena em regime semiaberto por tráfico de drogas, mas teve a progressão regressiva ao regime fechado devido ao descumprimento de regras internas. O mandado de prisão preventiva foi cumprido dentro do sistema prisional.
Assessoria de Comunicação – Polícia Civil do Espírito Santo
Contato: (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa: Olga Samara / Matheus Foletto (27) 3636-1536 / 99846-1111
[email protected]
Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio em Vila Velha; crime está ligado ao tráfico de drogas e organizações criminosas.
Fonte: Polícia Civil-ES.