Polícia Civil Flagras Furto de Energia em Empresas na Serra
Nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da EDP, identificou e coibiu práticas de furto de energia elétrica em duas empresas localizadas na Serra.
As operações começaram na quarta-feira, quando as equipes verificaram uma empresa de reciclagem e venda de sucatas no Parque das Gaivotas. Ali, foi encontrada uma ligação trifásica clandestina que fornecia energia para um escritório e alojamento da empresa, configurando uma grave irregularidade que desrespeita as normas da concessionária.
Na quinta-feira, a investigação se concentrou em uma fábrica de gelo situada no bairro São Francisco, em Grande Jacaraípe. Durante a ação, os agentes descobriram uma ligação clandestina que alimentava três câmaras frias e duas máquinas de gelo, uma delas em alta produção, operando a cada 15 minutos. O responsável pela fábrica, um homem de 48 anos, afirmou que o negócio estava em funcionamento há apenas oito meses, mas as equipes encontraram registros do estabelecimento que datam de janeiro de 2021.
Ele foi levado à sede da Deic, onde foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica, conforme o Art. 155, Parágrafo 3° do Código Penal Brasileiro, e posteriormente liberado após o pagamento de fiança.
A EDP, responsável pela distribuição de energia, elaborou um Termo de Ocorrência e Inspeção narrando as irregularidades detectadas na empresa de reciclagem. O responsável legal, que não estava presente no momento da operação, será investigado em um inquérito policial para apurar as responsabilidades.
De acordo com a EDP, além das consequências legais, aqueles que praticam fraudes na distribuição de energia elétrica poderão ser responsabilizados pelo pagamento da energia não faturada durante o período da irregularidade, assim como pelos custos administrativos envolvidos.
Para mais informações à imprensa, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Espírito Santo está disponível através dos contatos fornecidos.
Polícia Civil flagra furtos de energia em empresa de reciclagem e fábrica de gelo na Serra, com responsáveis autuados.
Fonte: Polícia Civil-ES.