Conteúdo Exclusivo:

Inscrições abertas para Casamento Comunitário e Debutantes em Cachoeiro

Inscrições Abertas para Casamento Comunitário e Baile de Debutantes...

Cachoeiro participa de teste nacional sobre resistência do Aedes aegypti

Cachoeiro de Itapemirim participa de monitoramento nacional de resistência...

Serviços municipais em Cachoeiro durante o Carnaval: saiba mais!

Cachoeiro de Itapemirim Implementa Funcionamento Especial Durante o Carnaval A...

"Polícia Civil prende cinco em operação contra furto a bancos no ES"

Polícia"Polícia Civil prende cinco em operação contra furto a bancos no ES"

Polícia Civil do Espírito Santo Deflagra Operação Nacional e Prende Cinco Indivíduos Especializados em Furto a Instituições Financeiras

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), realizou no dia 15 de maio a “Operação Serra Sede”, uma ação com abrangência nacional que culminou na prisão de cinco indivíduos envolvidos em crimes de furto qualificado contra instituições financeiras. As detenções ocorreram principalmente no município da Serra, além de outros estados do Brasil.

As informações foram apresentadas em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (04), na sede da Polícia Civil, em Vitória. O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou que os suspeitos fazem parte de uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias. “Esse tipo de crime muitas vezes serve para financiar outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas. Essa organização criminosa nacional realizou ações no Espírito Santo, mas aqui eles não terão espaço. Estamos comprometidos em investigar e prender esses criminosos”, afirmou Arruda.

A investigação teve início após um furto ocorrido na Serra Sede em fevereiro deste ano. A apuração ficou a cargo da Delegacia Especializada de Roubo a Bancos (DRB), com a colaboração do Cerco Inteligente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O monitoramento dos suspeitos, realizado por estas instituições, foi crucial para o êxito das investigações.

Diligências técnicas permitiram aos investigadores identificar os veículos utilizados nos crimes e qualificar parte dos autores. Durante o processo, verificou-se que outras duas tentativas de furto ocorreram no Espírito Santo, mas não foram comunicadas às autoridades competentes pelas instituições financeiras.

Segundo o chefe do Deic, delegado Gabriel Monteiro, os criminosos agiam de maneira habitual e estavam envolvidos em diversas ações criminosas desde dezembro de 2024, com tentativas e consumação de crimes em outros estados. “Identificamos que se trata da maior organização criminosa especializada em furto qualificado a agências bancárias em atividade no Brasil”, disse Monteiro.

Laudos periciais revelaram a alta especialização do grupo, que realizava cortes precisos nos cofre das agências de forma a não acionar dispositivos de segurança e sem danificar as cédulas armazenadas, indicando um conhecimento técnico substancial sobre os segredos industriais dos cofres.

A segunda fase da operação foi coordenada pelo Deic e envolveu o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão, assim como cinco mandados de prisão. Dispositivos informáticos e ferramentas utilizadas nos arrombamentos também foram apreendidos.

As prisões, realizadas em um momento estratégico, resultaram na detenção de três indivíduos de 39 anos e dois de 34 e 35 anos. Todos os detidos possuem extensa ficha criminal, incluindo antecedentes por furto, roubo e tráfico de drogas. Durante a operação, alguns suspeitos foram encontrados com documentos falsos, fato já identificado ao longo das investigações. Eles vão responder por furto qualificado, organização criminosa e, posteriormente, lavagem de dinheiro.

Os cinco detidos foram colocados à disposição da Justiça e as investigações continuam sob a coordenação do Deic.

Polícia Civil do Espírito Santo prende cinco suspeitos de furtos qualificados a instituições financeiras durante operação nacional.

Fonte: Polícia Civil-ES.

Últimas

Novo ginásio do Niterói em Piúma avança para fase final

Novo ginásio do Niterói entra em fase final e...

Ocupação hoteleira no Rio para o Carnaval atinge 91% e cresce

Ocupação Hoteleira no Carnaval do Rio de Janeiro Ultrapassa...

Inscrições abertas para Casamento Comunitário e Debutantes em Cachoeiro

Inscrições Abertas para Casamento Comunitário e Baile de Debutantes...

Cachoeiro participa de teste nacional sobre resistência do Aedes aegypti

Cachoeiro de Itapemirim participa de monitoramento nacional de resistência...

Newsletter

Mais Lidas

Carnavô no Vovó Matilde promove alegria e integração em Cachoeiro

Carnaval dos Idosos Promove Alegria e Integração em Cachoeiro...

2º Batizado de Capoeira em Anchieta neste sábado (26) – Prefeitura Municipal de Anchieta.

A Associação de Capoeira Cruzeiro do Sul vai realizar...

Custo da construção civil no Brasil aumenta 1,54% em janeiro de 2026

Crescimento do Custo da Construção Civil em Janeiro de...

Rogerinho do Cavaco se apresenta na 4ª Festa da Palmeira Juçara do ES

Rogerinho do Cavaco se Apresenta na 4ª Festa da...

Feira de Agricultura Familiar em Anchieta oferece alimentos frescos neste sábado (10)

Feira da Agricultura Familiar de Anchieta oferece delícias regionais Neste...

Novo ginásio do Niterói em Piúma avança para fase final

Novo ginásio do Niterói entra em fase final e reforça parceria entre Prefeitura e Governo do Estado Niterói, 12 de fevereiro de 2026 – A...

Ocupação hoteleira no Rio para o Carnaval atinge 91% e cresce

Ocupação Hoteleira no Carnaval do Rio de Janeiro Ultrapassa 91% Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do...

Inscrições abertas para Casamento Comunitário e Debutantes em Cachoeiro

Inscrições Abertas para Casamento Comunitário e Baile de Debutantes em Cachoeiro de Itapemirim Estão abertas as inscrições para dois importantes projetos sociais em Cachoeiro de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui