Polícia Civil de Guaçuí Prende ‘Falso Advogado’ e Cumpre Mandados de Busca e Apreensão
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia de Polícia (DP) de Guaçuí, deu um passo significativo na manhã desta terça-feira (02) ao cumprir dois mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão, contra um homem de 24 anos. Ele é acusado de estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica e da contravenção penal de exercício ilegal da profissão, com mandados expedidos pelo Juízo da Comarca de Alegre.
As investigações começaram em novembro de 2025, quando a PCES apurou que o indivíduo, que possui uma formação incompleta em Direito, apresentava-se falsamente como advogado. Ele utilizava um número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que não existia e prometia defender clientes em questões cíveis, trabalhistas e infrações de trânsito, cobrando valores que ultrapassavam R$ 5.000,00.
“A fim de dar aparência de legalidade à sua atuação, esse homem elaborava procurações em que se identificava como advogado, alterava decisões judiciais e falsificava assinaturas de autoridades da OAB da região para incluir os nomes de suas vítimas”, explicou a delegada Yasmin Fassarella, titular da DP de Guaçuí.
Durante as investigações, foi constatado que o investigado utilizava um escritório de advocacia já conhecido no Centro da cidade, o que fazia com que seus clientes acreditassem que ele realmente estava vinculado a esse local. Os proprietários do escritório também se mostraram enganados pela atuação do falso advogado.
Desde a primeira ocorrência registrada, outros nove boletins de ocorrência foram apresentados por vítimas que relatavam o mesmo modus operandi. Até o momento da prisão, o acusado continuava se comunicando com algumas vítimas, se negando a devolver documentos e restituir valores que haviam sido pagos.
A OAB de Guaçuí foi acionada por algumas vítimas e, de forma imediata, alertou sobre a falsidade do indivíduo e os riscos associados à sua atuação irregular. “Esse comportamento prejudica a imagem da OAB e a própria credibilidade da Justiça”, enfatizou a delegada.
Diante das evidências, a Delegacia de Guaçuí solicitou à Justiça a prisão preventiva do acusado e a expedição dos mandados de busca e apreensão, os quais foram prontamente autorizados. Durante as buscas na residência do investigado, foram encontradas cópias de documentos de clientes, um RG original e notas promissórias. Além disso, foram apreendidas 30 procurações falsas nas quais ele se identificava como advogado, além de convites para uma cerimônia fictícia de entrega de carteira da OAB.
“A quantidade de procurações apreendidas sugere que outros crimes possam ser identificados e novas vítimas podem surgir ao longo do inquérito policial”, concluiu a delegada.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil pelo telefone (27) 3198-5832 ou (27) 3198-5834.
Polícia Civil do ES prende homem de 24 anos por estelionato, aplicando golpes como falso advogado em Guaçuí.
Fonte: Polícia Civil-ES.