Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Estupro Virtual e Extorsão em Pinheiros
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em uma ação conjunta com a 19ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu na noite da última sexta-feira (30) um homem de 32 anos, investigado pelos crimes de estupro virtual e extorsão. O suspeito, que utilizava redes sociais para aliciar sua vítima, foi detido durante cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão no município de Pinheiros.
Segundo o delegado Robson Peixoto de Oliveira, titular da Delegacia de Polícia de Mantenópolis, o investigado criava perfis falsos em redes sociais para constranger a vítima, ameaçando-a com atos libidinosos durante videochamadas. “Para intensificar a coação sexual e aterrorizar a vítima, o investigado exibia uma réplica de fuzil do tipo Airsoft durante as transmissões”, informou o delegado.
A prisão do investigado foi viabilizada por técnicas de inteligência policial e confronto biométrico, com a colaboração da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante e das delegacias de Montanha e Pinheiros. Durante a abordagem, foram apreendidos a réplica de fuzil utilizada no crime, outras três pistolas de Airsoft, dispositivos eletrônicos e uma quantidade significativa de munições, incluindo 10 de calibre 9mm, sete de calibre .380 e 23 de calibre .22.
Após os procedimentos legais, o homem foi autuado em flagrante na 17ª Delegacia Regional de Nova Venecia por posse e porte ilegal de arma de fogo e munições. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) em São Mateus, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O delegado Robson Peixoto de Oliveira destacou que o suspeito possui um histórico criminal por condutas semelhantes. Ele já havia sido denunciado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) no ano passado, pelos crimes de registro não autorizado da intimidade sexual, divulgação de cena de sexo ou de pornografia sem autorização da vítima e perseguição (stalking). O delegado acrescentou que o investigado adotou um comportamento persecutório após o término de um relacionamento, enviando mensagens e conteúdos íntimos à ex-companheira.
A PCES reforçou a importância da denúncia por parte de mulheres que podem ser vítimas deste tipo de crime. “É fundamental que mulheres que estejam passando por situações semelhantes procurem a Polícia Civil para registrar a ocorrência e buscar ajuda. A denúncia é essencial para que as medidas legais sejam adotadas e novas vítimas sejam protegidas”, concluiu o delegado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Homem é preso no Espírito Santo por estupro virtual e extorsão, utilizando redes sociais para ameaçar vítima com arma falsa.
Fonte: Polícia Civil-ES.