Polícia Civil do Espírito Santo Prende Pai e Filho Envolvidos em Esquema de Receptação e Desmanche de Caminhões Furtados
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), realizou na última semana a prisão de dois suspeitos apontados como membros de um esquema de receptação e desmanche de caminhões furtados no estado. Os detidos são um homem de 45 anos e seu filho, de 26 anos, e as prisões ocorreram nas cidades de Cariacica e Vila Velha.
As investigações surgiram a partir do furto de um caminhão pertencente à Prefeitura Municipal de Águia Branca. As ações policiais foram detalhadas em uma coletiva de imprensa na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, na terça-feira (16). Durante a apresentação, o chefe da DFRV, delegado Marco Aurélio Oliveira, destacou o impacto positivo das operações realizadas pela divisão especializada na redução dos índices de criminalidade relacionados a veículos.
“Com uma redução de 14% nos furtos e roubos de veículos neste ano, podemos afirmar que esse resultado é fruto de um trabalho integrado. As prisões de líderes dessas organizações criminosas têm contribuído para a diminuição da subtração de caminhões”, afirmou o delegado.
As investigações começaram em 2024, quando diversas forças-tarefas foram mobilizadas na operação “Tolerância Zero”. Ao longo do ano passado, já foram detidas oito pessoas ligadas a essa organização, o que ajudou a reduzir os furtos de veículos automotores. Entretanto, em 2025, um novo furto foi registrado, novamente em Águia Branca.
O líder da organização, o homem de 45 anos, já tinha passagens pela polícia por crimes semelhantes e estava utilizando uma tornozeleira eletrônica na ocasião de sua prisão. Segundo o delegado Luiz Gustavo Ximenes, ele teria orientado o filho a assumir a responsabilidade pela receptação, visto que o jovem não possuía antecedentes criminais até então.
A DFRV utilizou sistemas de inteligência para elaborar um inquérito que resultou na prisão do filho em Cariacica. O delegado acrescentou que o jovem também tinha registros de crimes idênticos, e os inquéritos a seu respeito já foram concluídos. Durante a apuração, a polícia identificou um ferro-velho onde as peças do caminhão eram encaminhadas para posterior venda.
Após detenção do filho, as investigações prosseguiram e culminaram na prisão do pai em um galpão em Vila Velha. As investigações estão em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil está disponível para atender à imprensa.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do Espírito Santo prende pai e filho envolvidos em esquema de receptação e desmanche de caminhões furtados.
Fonte: Polícia Civil-ES.