Última Chance para Pagamento da Taxa de Inscrição da Prova Nacional Docente (PND)
Os candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND), que não possuem isenção e tiveram o pedido de isenção reprovado, têm até esta quarta-feira (6) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85. O novo prazo foi comunicado na última sexta-feira (1º).
Para realizar o pagamento, os candidatos devem utilizar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), a qual foi gerada no momento da inscrição. Aqueles que necessitam reemitir a GRU podem fazê-lo através da Página do Participante no Sistema PND, utilizando seu login do portal Gov.br. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária e casas lotéricas, além de estar disponível em aplicativos de bancos.
Importância da PND
A Prova Nacional Docente, instituída em 2025, oferece uma avaliação padronizada para a entrada na carreira docente, valorizando o conhecimento e as competências dos professores. Essa iniciativa busca simplificar os processos seletivos das redes de ensino, especialmente municipais e estaduais, reduzindo custos e facilitando a contratação de profissionais qualificados.
A edição de 2025 foi adesivada por 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais de diferentes regiões do Brasil.
Detalhes da Prova
A aplicação da prova, conhecida como CNU dos Professores, está agendada para o dia 26 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação terá base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, abrangendo cursos de 17 áreas de conhecimento. As disciplinas avaliadas incluem:
- Artes visuais
- Ciências biológicas
- Ciências sociais
- Computação
- Educação física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras – inglês
- Letras – português
- Letras – português e espanhol
- Letras – português e inglês
- Matemática
- Música
- Pedagogia
- Química
A prova será composta por questões de múltipla escolha e discursivas, envolvendo tanto a formação geral quanto a formação específica.
Objetivos da Prova Nacional Docente
A PND foi criada com o intuito de elevar a qualidade da formação docente e fomentar a realização de concursos públicos, promovendo o ingresso de professores qualificados no magistério público. É importante destacar que a PND não representa um concurso público ou uma seleção unificada.
A partir de 2026, as redes estaduais e municipais poderão utilizar a nota obtida na prova como um dos critérios em seus processos seletivos, mas a adesão aos resultados não é obrigatória.
Essa iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, que busca fortalecer a formação docente e incentivar a valorização dos profissionais da educação. O programa tem como objetivo atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Para mais informações, os candidatos podem seguir o canal da Agência Brasil no WhatsApp ou acessar a Página do Participante no portal do Governo para mais atualizações sobre a PND.
PND: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta quarta-feira
Fonte: Agencia Brasil.
Educação