Conteúdo Exclusivo:

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de...

Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia em Cachoeiro neste domingo

Início do Campeonato Municipal de Futebol 2025 em Cachoeiro...

Justiça suspende aumento da tarifa de água em Cachoeiro; prefeito opina

Cachoeiro de Itapemirim: Prefeitura detalha desdobramentos de ação contra...

Previsões do mercado para inflação e PIB se mantêm inalteradas

EconomiaPrevisões do mercado para inflação e PIB se mantêm inalteradas

Estabilidade nas Previsões Econômicas para 2025, Segundo Boletim Focus

Na última edição do Boletim Focus, divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (7), as previsões para os principais indicadores econômicos em 2025 indicam estabilidade, abrangendo a expansão da economia e os índices inflacionários. A pesquisa é realizada semanalmente com economistas e constitui uma referência importante para o mercado financeiro.

Crescimento Econômico

Para o ano de 2023, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)—que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país—é de 1,97%. A projeção para 2026 foi mantida em 1,6%, enquanto, para 2027 e 2028, espera-se uma expansão de 2% em ambos os anos. Os dados de 2024 revelam um crescimento de 3,4%, marcando o quarto ano consecutivo de alta, a maior desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

Além disso, a cotação do dólar está prevista para ser de R$ 5,90 no fim deste ano, e estendida para R$ 5,99 até o final de 2026.

Índices de Inflação

No que diz respeito ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação prevista para 2025 permanece em 5,65%. Para 2026, a projeção é de 4,5%, enquanto para 2027 e 2028, espera-se índices de 4% e 3,78%, respectivamente. Vale ressaltar que a estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (limites de 1,5% a 4,5%).

A inflação oficial do Brasil apresentou um aumento significativo em fevereiro, alcançando 1,31%, sendo o maior resultado para esse mês desde 2003, impulsionada, principalmente, pela alta dos preços da energia elétrica. Atualmente, a inflação acumulada em 12 meses é de 5,06%.

Taxa de Juros

Como principal instrumento para o controle da inflação, o Banco Central mantém a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25% ao ano, conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). O aumento da Selic em um ponto percentual, na última reunião realizada em março, é o quinto consecutivo em um ciclo de contração da política monetária, motivado pela alta nos preços dos alimentos e da energia, além de incertezas na economia global.

O Copom informou que, mesmo com sinalizações de moderação na expansão da economia, os índices de inflação e os núcleos—que excluem preços mais voláteis como alimentos e energia—continuam em ascensão. O Copom alertou sobre o risco de persistência da inflação nos serviços e afirmou que continuará a monitorar a eficácia da política econômica implementada pelo governo.

As previsões para a Selic indicam que a taxa pode atingir 15% ao ano até dezembro deste ano. Para os anos seguintes, as expectativas são de redução gradual da taxa para 12,5% em 2026, 10,5% em 2027 e 10% em 2028.

Quando a Selic é elevada, o objetivo é conter a demanda aquecida, com implicações diretas nos preços, uma vez que juros mais altos encarecem o crédito e incentivam a poupança. Contudo, a alta dos juros pode dificultar a expansão econômica, visto que os bancos também consideram fatores como risco de inadimplência e custos administrativos ao definir as taxas que serão aplicadas aos consumidores. Por outro lado, a redução da Selic tende a baratear o crédito, estimulando a produção e o consumo, implicando em um menor controle sobre a inflação e incentivando a atividade econômica.

Imagens: Agência Brasil.

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

Últimas

Motorista é indiciado por homicídio culposo em acidente fatal em Castelo

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre acidente fatal...

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de...

Anchieta lança Estação Samarco com cursos gratuitos de capacitação profissional

Anchieta inicia programa de capacitação profissional com o projeto...

Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia em Cachoeiro neste domingo

Início do Campeonato Municipal de Futebol 2025 em Cachoeiro...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro cria comissão para impulsionar regularização fundiária urbana

Cachoeiro de Itapemirim cria Comissão Especial para Analisar Projetos...

Israel registra maior número de jornalistas mortos na história.

Conflito em Gaza: A Morte de Jornalistas Alcance Histórico Em...

Marataízes entrega carteirinhas APAE para inclusão infantil

Marataízes Implementa Distribuição de Carteirinhas para Crianças com Deficiência Marataízes,...

SINE de Anchieta oferece 41 novas vagas de emprego em diversas áreas

Prefeitura Municipal de Anchieta abre 41 vagas de emprego...

Anchieta oferece 52 novas oportunidades de emprego no SINE nesta segunda-feira.

SINE de Anchieta oferta 52 vagas de emprego O Sistema...

Motorista é indiciado por homicídio culposo em acidente fatal em Castelo

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre acidente fatal em Castelo Castelo, Espírito Santo – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da...

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de Cachoeiro Os golpes de natureza financeira têm se proliferado em Cachoeiro, alertando consumidores sobre os perigos...

Anchieta lança Estação Samarco com cursos gratuitos de capacitação profissional

Anchieta inicia programa de capacitação profissional com o projeto Estação Samarco A cidade de Anchieta lançou, na manhã desta sexta-feira, o projeto Estação Samarco, que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui