Nova Função Facilita Devolução de Valores do Pix em Cachoeiro
A partir da última quarta-feira (1°), usuários do sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que tenham sido vítimas de golpes, fraudes ou coerção, contam com um novo mecanismo de contestação. Os bancos agora disponibilizam um botão especial nos aplicativos bancários que possibilita a solicitação de devolução de valores enviados indevidamente.
Conforme apontado por Ricardo Fonseca, coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, essa nova funcionalidade agiliza o processo de devolução, que será feito de forma totalmente digital. “A medida é um avanço significativo, pois elimina a necessidade de interação humana nesse processo”, destacou Fonseca, alertando, no entanto, que o uso do botão requer atenção. “Ele não funcionará em casos de erro ou arrependimento.”
A celeridade do sistema é uma das principais vantagens do novo mecanismo. Por ser digital, o bloqueio dos valores na conta do golpista é realizado de maneira mais rápida, aumentando a eficiência na devolução dos recursos.
Funcionamento do Mecanismo
Ao acionar a contestação, as informações são imediatamente repassadas ao banco responsável pela conta do golpista, que é obrigado a bloquear os valores. Após o bloqueio, tanto o banco da vítima quanto o do golpista têm um prazo de até sete dias para analisar a contestação. Se confirmado o golpe, o valor pago de forma indevida será devolvido à conta da vítima dentro de até 11 dias. O Banco Central também informa que é possível realizar o bloqueio de valores parciais.
Apoio do Procon em Cachoeiro
Os cidadãos de Cachoeiro que notarem desrespeito a seus direitos podem registrar reclamações no Procon. O órgão de defesa do consumidor está localizado na Rua Bernardo Horta, nº 204, no bairro Guandu, e atende de 8h às 16h. Para mais informações, o telefone disponível é (28) 3199-1710. O Procon de Cachoeiro também oferece a opção de agendar atendimentos presenciais através do link: Agendamento Procon Cachoeiro.
Essa nova ferramenta representa um avanço importante na proteção do consumidor e no combate aos crimes virtuais, proporcionando mais segurança nas transações financeiras realizadas através do Pix.
Procon de Cachoeiro orienta consumidores sobre novo mecanismo de contestação do Pix – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES