Prazo para Comprovação de Inscrição no Prouni Termina Nesta Sexta-feira
Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição para o segundo semestre de 2025. Para garantir a validação da bolsa, os candidatos devem apresentar a documentação exigida à instituição de ensino superior privada para a qual foram selecionados, seja de forma virtual, através da página da faculdade, ou presencialmente, conforme as normas de cada instituição.
A lista de espera do Prouni está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, sob a aba dedicada ao programa. Essa lista é destinada a inscritos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que não conseguiram formação de turma na instituição escolhida.
O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50% do valor da mensalidade) e integrais (100%) em instituições privadas. Para validar a bolsa, os estudantes devem apresentar documentos como identificação com foto e CPF, comprovantes de renda que atestem a renda bruta mensal de todos os membros da família, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio.
Estudantes que cursaram o ensino médio em escola particular como bolsistas precisam apresentar uma declaração da instituição que comprove essa condição. As faculdades participantes são responsáveis por emitir um formulário de comprovação de entrega da documentação assim que a recebem.
Até o dia 12 de setembro, as instituições de ensino devem informar aos candidatos se a documentação foi aprovada ou reprovada. Em casos de aprovação, o termo de concessão de bolsa será emitido. Importante destacar que é proibida a cobrança de taxas para a seleção dos candidatos ao Prouni.
Nesta edição, o programa disponibiliza mais de 211 mil bolsas — 118 mil integrais e 93 mil parciais — abrangendo mais de 370 cursos em 887 instituições privadas de ensino superior por todo o Brasil.
O Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, visa beneficiar estudantes sem diploma de nível superior. Em 20 anos de existência, o governo federal contabiliza mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados, com 2,5 milhões estudando gratuitamente e os demais arcando com 50% das mensalidades. Atualmente, o Prouni atende 632.503 estudantes, distribuídos em 1.851 instituições de ensino superior, sendo 533.790 com bolsa integral.
Para mais informações, acompanhe o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
Prouni: prazo para comprovar informações de inscrição termina hoje
Fonte: Agencia Brasil.
Educação