Conteúdo Exclusivo:

Transito interditado na Avenida Etelvina Vivácqua em Cachoeiro hoje

Interdição na Avenida Etelvina Vivácqua em Cachoeiro de Itapemirim...

Casa de Cultura Roberto Carlos fecha para as festas de fim de ano em Cachoeiro

Centro Cultural Casa de Cultura Roberto Carlos Suspende Atividades...

Procon de Cachoeiro muda atendimento para 8h às 13h nesta segunda-feira

Procon de Cachoeiro de Itapemirim Alterará Horário de Funcionamento...

Quilombo de Cabo Frio denuncia poluição por esgoto e seus efeitos

EducaçãoQuilombo de Cabo Frio denuncia poluição por esgoto e seus efeitos

Despejo Irregular de Esgoto Transforma o Brejo da Flexeira e Ameaça Quilombo em Cabo Frio

Mau cheiro, contaminação da água, da vegetação e do pescado. O Brejo da Flexeira, um ecossistema vital para a Comunidade Quilombola de Maria Joaquina, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, deteriorou-se nos últimos quatro anos devido ao despejo irregular de esgoto. Os moradores do quilombo, junto ao Ministério Público Federal (MPF), denunciam que a Prefeitura de Cabo Frio é a principal responsável pelo problema.

Recentemente, o MPF ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência, exigindo que o município tome medidas “imediatas e definitivas” em resposta à situação. Em declaração à Agência Brasil, a administração municipal informou que está avaliando a questão por meio de suas áreas técnica e jurídica e que irá tomar as medidas cabíveis após as conclusões.

O problema teve início com uma rede de drenagem instalada pela Prefeitura em 2022, cujas manilhas desembocam no Brejo da Flexeira. Denúncias afirmam que ligações clandestinas conectadas à rede têm permitido que esgoto seja despejado irregularmente por moradores e comerciantes das redondezas.

Rejane Maria de Oliveira, educadora socioambiental e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), apontou que as obras continuaram, mesmo após notificações do MPF. Segundo Rejane, os impactos da poluição são múltiplos: “O aroma desagradável é intenso, e a pesca tornou-se inviável, uma vez que o local é afetado por esgoto e produtos químicos.”

Ela destaca ainda que o brejo era uma fonte de sustento e história para a comunidade: “Por muito tempo, esse brejo nos alimentou e nos sustentou. Agora, não serve mais para nada. As dificuldades só aumentam, e o quilombo pode não resistir a mais esse impacto.”

Inquéritos abertos pelo MPF em março de 2023 revelaram que, apesar de inúmeras reuniões e visitas ao local, as ações tomadas pela Prefeitura foram insuficientes. Um laudo técnico da Defensoria Pública, divulgado em novembro de 2024, confirmou a presença de ligações clandestinas de esgoto no brejo e a contaminação por produtos químicos.

Na ação movida recentemente, o MPF pediu à Justiça que determine a remoção imediata de todas as ligações clandestinas e a despoluição total do Brejo da Flexeira. O prazo para comprovação das ações é de até 90 dias. Além disso, requer uma indenização por danos morais coletivos de, no mínimo, R$ 1,2 milhão, que deverá ser dividida entre o Fundo de Direitos Difusos e uma associação da comunidade.

Como alternativa à indenização, o MPF sugere a implementação de iniciativas propostas pela própria comunidade, como tanques de piscicultura, um restaurante comunitário e programas de educação ambiental.

Atualmente, cerca de 420 pessoas, distribuídas em 120 famílias, habitam o Quilombo Maria Joaquina, cujas origens remontam a ex-escravizados da antiga Fazenda Campos Novos. A comunidade possui um reconhecimento de território de 165 hectares concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), embora aguarde a titulação definitiva.

Rejane explica que a comunidade sempre preservou o brejo e nunca despejou esgoto nele, mantendo sistemas de fossa e sumidouro apropriados: “Se você visitar qualquer comunidade quilombola ou aldeia indígena, vai perceber que nossa relação com a natureza é diferente. Nós preservamos, porque amamos”, afirma.

As lideranças quilombolas creem que a poluição em seu território é um exemplo de racismo ambiental, sobressaindo a ideia de que “tudo de ruim querem jogar para o quilombo”. O projeto de preservação do espaço, segundo eles, deve ser uma prioridade.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Cabo Frio declarou que recebeu a notificação do MPF e enviou a demanda às suas respectivas secretarias para análise e apuração dos fatos, reafirmando seu compromisso com a proteção ambiental e o diálogo institucional.

Quilombo em Cabo Frio denuncia despejo de esgoto na comunidade

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Transformação e Integridade: As Parcerias que Fortalecem o Futebol Brasileiro

Transformações e Parcerias no Futebol Brasileiro: Um Novo Capítulo...

Polícia Civil prende homem por aliciamento de crianças em ES

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Solicitar...

Polícia Civil prende homem por falsidade ideológica e furto em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação em Guarapari...

Governo do ES realiza Concerto de Natal no Theatro Carlos Gomes

Concerto de Natal do Programa Música na Rede Acontecerá...

Newsletter

Mais Lidas

Governo do ES realiza Concerto de Natal no Theatro Carlos Gomes

Concerto de Natal do Programa Música na Rede Acontecerá...

Projeto Querino se torna curso antirracista para educadores brasileiros

Lançamento do Projeto Querino na Sala de Aula Foca...

Detran-ES detalha funcionamento no Natal e Ano Novo no Espírito Santo

Detran|ES Comunica Alterações no Funcionamento das Agências Durante o...

Polícia Civil recupera duas motos furtadas e prende trio em Linhares

Polícia Civil de Linhares Recupera Motocicletas Furtadas e Prende...

Polícia Civil prende homem por falsidade ideológica e furto em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação em Guarapari...

Transformação e Integridade: As Parcerias que Fortalecem o Futebol Brasileiro

Transformações e Parcerias no Futebol Brasileiro: Um Novo Capítulo para a Integridade no Esporte Nos últimos anos, parcerias estratégicas têm desempenhado um papel crucial na...

Polícia Civil prende homem por aliciamento de crianças em ES

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Solicitar Conteúdo Sexual a Crianças A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) prendeu, na quinta-feira (18), um...

Polícia Civil prende homem por falsidade ideológica e furto em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação em Guarapari e prende homem por falsidade ideológica e furto Na manhã dessa quinta-feira (18), a Polícia Civil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui