Reaplicação do Enem 2025 ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro para afetados por problemas logísticos e doenças
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17 de dezembro, para os participantes que enfrentaram dificuldades logísticas durante a aplicação das provas ou que contraíram doenças infectocontagiosas conforme previsto no edital. As provas regulares foram realizadas nos dias 9 e 13 de novembro.
A reaplicação é uma oportunidade para aqueles que não puderam realizar o exame nas datas originais devido a problemas específicos, que incluem desastres naturais e condições de saúde. Todos os casos foram avaliados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Horários e Aplicação das Provas
Os portões das unidades de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. No primeiro dia de reaplicação, serão aplicadas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com a Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os participantes poderão concluir a prova até as 19h, com a possibilidade de uma hora adicional para aqueles que tiveram pedidos de tempo extra aprovados.
No dia seguinte, 17 de dezembro, os candidatos realizarão a segunda prova, que abrange Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. O prazo para conclusão desse exame será até às 18h30.
Casos de Reaplicação Garantidos pelo Edital
O edital do Enem 2025 estipula que os participantes acometidos por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação. Situações como a de moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), afetados por um tornado em 7 de novembro, estão entre os casos garantidos pelo direito à reaplicação.
As doenças que permitem a solicitação incluem tuberculose, sarampo, varíola, covid-19, entre outras listadas no documento do Inep. Os problemas logísticos considerados para a reaplicação incluem desastres naturais que afetem a infraestrutura do local ou falhas de execução durante a aplicação das provas.
Enem PPL: Provas para Pessoas Privadas de Liberdade
Paralelamente, o Inep realiza a aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) nas mesmas datas, 16 e 17 de dezembro. Este exame é realizado em unidades prisionais e socioeducativas, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, garantindo que os participantes tenham acesso a oportunidades educacionais.
A Importância do Enem
Desde sua criação em 1998, o Enem se tornou uma importante ferramenta para a avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ele desempenha um papel fundamental na entrada à educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, as notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep, proporcionando acesso à educação em Portugal.
As informações divulgadas visam auxiliar os candidatos e garantir que todos tenham condições adequadas para a realização do exame.
Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país
Fonte: Agencia Brasil.
Educação