Recepcionistas dos espaços de saúde do município de Anchieta começaram, nos últimos dias, uma série de capacitações voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento à população. A iniciativa faz parte do processo de reestruturação da Atenção Primária à Saúde, dentro do Programa Saúde Mais Acolhedora, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os encontros, que serão realizados de forma continuada, abordarão temas fundamentais para a melhoria do acolhimento nas unidades, como escuta qualificada, humanização no atendimento e estratégias de fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários do sistema de saúde.
O primeiro momento das capacitações tratou, justamente, sobre o papel do acolhimento e sua importância para a experiência do cidadão que busca atendimento na rede pública. Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre boas práticas, trocar experiências e receber orientações sobre condutas e posturas que promovam um ambiente mais acolhedor para o paciente.
Para o secretário municipal de Saúde, Renato Lorencini, a ação é um passo importante no caminho de aperfeiçoamento dos serviços de Saúde. “Investir na formação dos nossos profissionais é investir na qualidade do atendimento oferecido à população. O acolhimento começa na recepção, e é essencial que quem chega a uma unidade de saúde se sinta ouvido, respeitado e obtenha as informações necessárias. Esse é o foco do Saúde Mais Acolhedora”, destacou.
"A proposta é que, com o avanço das capacitações, todas as equipes envolvidas no atendimento direto ao cidadão estejam alinhadas com os princípios do cuidado humanizado, fortalecendo a confiança entre usuários e profissionais da saúde e promovendo uma Atenção Primária mais eficiente e próxima da comunidade", finaliza o secretário.
Fonte: Prefeitura de Anchieta.