São Paulo inicia Libertadores com vitória sobre Talleres em Córdoba
Na noite de quarta-feira (2), o São Paulo FC conseguiu uma vitória emblemática ao derrotar o Talleres, da Argentina, por 1 a 0, na estreia do Grupo D da Copa Libertadores, realizada no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. O triunfo ressignifica o local, que havia sido palco da derrota do Tricolor paulista na final da Copa Sul-Americana de 2022 para o Independiente del Valle.
O histórico recente do confronto entre as duas equipes mostrava o Talleres como um adversário difícil para o São Paulo. Em 2019, o clube brasileiro foi eliminado na fase preliminar da Libertadores após uma derrota por 2 a 0 em Córdoba. Em 2022, na abertura da fase de grupos da mesma competição, o Talleres novamente levou a melhor, vencendo por 2 a 1.
No primeiro tempo da partida, o São Paulo teve uma boa oportunidade para abrir o placar aos 35 minutos, quando Jonathan Calleri balançou as redes. Entretanto, o gol foi anulado devido a um impedimento do meia Oscar no momento do cruzamento.
O segundo tempo trouxe novas emoções. Quando o Talleres dominava as ações ofensivas, o São Paulo surpreendeu aos 30 minutos com um gol de Alisson. Após um cruzamento do lateral Cédric, a defesa argentina não conseguiu afastar a bola, que sobrou para Alisson. O volante arriscou o chute de fora da área, colocando a bola no canto direito do goleiro Guido Herrera, que não conseguiu evitar o gol. Nos momentos finais, o Talleres quase igualou o marcador com uma cabeçada do zagueiro Alan Franco que acertou a trave.
A vitória marca um momento positivo para o São Paulo, que agora se prepara para enfrentar o Alianza Lima, do Peru, em sua próxima partida na Libertadores. O confronto acontecerá no dia 10 de abril, às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, em São Paulo. Antes disso, o Tricolor paulista terá um desafio no Campeonato Brasileiro, jogando contra o Atlético-MG no domingo (6), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Por outro lado, a vitória do São Paulo foi a primeira de um time brasileiro na fase de grupos da Libertadores 2023. Na terça-feira (1º), o Fortaleza sofreu uma derrota em casa para o Racing, da Argentina, por 3 a 0. Também na quarta-feira, o Botafogo, atual campeão, foi surpreendido ao perder para a Universidad de Chile por 1 a 0 no Estádio Nacional de Santiago, pelo Grupo A. O Botafogo tentará se recuperar na próxima terça-feira (8), jogando contra o Carabobo, da Venezuela, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 19h.
Essa nova jornada na Libertadores traz expectativas para os torcedores e cria uma dinâmica importante para o desempenho das equipes brasileiras na competição continental.
São Paulo estreia bem e vence Talleres na Argentina pela Libertadores
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes