Brasileiros Dominam Etapa da Liga Mundial de Surf em El Salvador
Seis dos dez surfistas brasileiros que participam da etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surf (World Surf League – WSL) garantiram vaga na terceira fase da competição. Nesta quinta-feira (3), segundo dia de disputas na praia de Punta Roca, surfistas como Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid “DVD” Silva triunfaram em suas baterias. Eles se juntam a João “Chumbinho” Chianca e Yago Dora, que avançaram na quarta (2), quando começou a primeira fase das baterias masculinas.
As competições foram inicialmente interrompidas devido à piora das condições do mar, mas foram retomadas na manhã de hoje. Entre as surfistas brasileiras, Luana Silva é a única representante na categoria feminina, mas ainda não competiu nesta etapa.
O potiguar Ítalo Ferreira, atual líder do ranking mundial e campeão olímpico, foi o primeiro a garantir sua classificação nesta quinta-feira. Ele competiu contra o australiano George Pittar e o anfitrião Bryan Perez. Apesar de Pittar ter aberto a bateria com uma nota de 7.00, Ítalo, com um aéreo impressionante e uma série de manobras, somou 8.00, totalizando 14.67 pontos. Pittar também avançou com 14.17, enquanto Perez, com apenas 8.80, foi para a repescagem.
Filipe Toledo, bicampeão mundial, também se destacou nesta etapa, obtendo 15.77 pontos, o maior somatório até o momento em El Salvador. Ian Gouveia se juntou a ele como segundo classificado, totalizando 10.90 pontos, enquanto o mexicano Aln Cleland ficou fora da fase seguinte com 10.34.
Na bateria final do dia, os paulistas Miguel Pupo e Deivid DVD competiram contra o norte-americano Jake Marshall. Marshall avançou em primeiro com 12.16 pontos, enquanto DVD, com uma pontuação de 9.56, superou Pupo (9.29) no último minuto, garantindo assim a segunda vaga na terceira fase.
Além dos já citados, outros três brasileiros – Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo, irmão de Miguel Pupo – ainda lutam pela classificação na repescagem.
Devido à maré baixa, a competição feminina, que teria início após a conclusão do torneio masculino, foi interrompida. Luana Silva será a única representante brasileira a entrar na água. A gaúcha Tatiana Weston-Webb, que costumava competir, decidiu fazer uma pausa em sua carreira até o final do ano para focar em sua saúde física e mental.
A janela de competições da etapa de El Salvador se estende até o dia 12 de abril, prometendo mais emoção e surpresas para os fãs do surfe.
Seis brasileiros vão direto à 3ª fase da etapa da WSL em El Salvador
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes