Prazo para Manifestação de Interesse na Lista de Espera do Sisu 2026 se Encerrando
Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm até as 23h59 desta segunda-feira (2), no horário de Brasília, para manifestar interesse em participar da lista de espera. A janela para essa solicitação foi aberta na última quinta-feira (29), após o Ministério da Educação (MEC) divulgar o resultado individual da chamada regular e a classificação final dos candidatos.
Os interessados devem realizar a solicitação de inclusão na lista exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção dedicada ao Sisu. Este sistema visa democratizar o acesso ao ensino superior público, abrangendo instituições em todo o Brasil.
No portal, os candidatos encontram informações sobre as vagas disponíveis em cursos, instituições e municípios em que elas são ofertadas. Além disso, a plataforma permite consultar a melhor classificação de cada candidato entre as diferentes modalidades de concorrência para cada curso, bem como a nota de corte, facilitando a tomada de decisão sobre a participação na lista de espera.
Importante ressaltar que cada candidato pode se inscrever na lista de espera para apenas uma opção de curso. A responsabilidade de acompanhar as informações e prazos, assim como os requisitos estabelecidos pelos editais das instituições públicas ou dos institutos federais, é inteiramente do interessado.
Convocação
A convocação para a lista de espera seguirá a ordem de classificação da chamada regular. Segundo o edital, as instituições públicas de ensino superior onde o estudante se inscreveu iniciarão a convocação a partir de 11 de fevereiro.
Detalhes sobre o Sisu
A edição de 2026 do Sisu conta, em sua grande maioria, com instituições da rede federal de ensino superior, incluindo universidades e institutos federais. Uma novidade nesta edição é que, pela primeira vez, candidatos que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão elegíveis para se inscrever e concorrer a vagas nas instituições que aderiram ao processo seletivo.
Para mais informações, os candidatos devem consultar os canais oficiais das universidades e instituições Federais.
Não selecionados no Sisu têm até segunda para aderir à lista de espera
Fonte: Agencia Brasil.
Educação