Startups Bag Log e NAI Participam da Maratona de Negócios de Impacto Socioambientais no Espírito Santo
As startups capixabas Bag Log e NAI, aceleradas pelo Programa Sementes, foram selecionadas para integrar a Maratona de Negócios de Impacto Socioambientais (NISA 2025), evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Espírito Santo, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de outubro, no Parque Costeiro da Vale, em Vitória.
O evento reunirá 30 iniciativas inovadoras do estado, todas centradas no desenvolvimento sustentável e em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante os três dias de programação, os participantes terão a oportunidade de participar de capacitações, mentorias e consultorias especializadas, visando transformar ideias em negócios sustentáveis e de impacto positivo.
A agenda do evento é composta por três etapas principais:
-
Capacitação e Desenvolvimento de Projetos (1º e 2 de outubro): Serão realizadas oficinas, mentorias e consultorias para aprimorar o modelo de negócio das startups.
-
Apresentação Final (3 de outubro): Durante esta fase, cada startup terá até cinco minutos para apresentar seu pitch a uma banca de jurados, que incluirá empresários, aceleradoras, incubadoras e representantes do governo.
-
Premiação: Ao final da maratona, os três projetos mais bem avaliados serão reconhecidos e receberão prêmios, além de acesso à Trilha Impacta, um programa de acompanhamento de até seis meses, com consultorias e capacitações focadas em finanças, marketing, vendas e teoria da mudança para negócios de impacto.
Startups Participantes
A Bag Log apresentará sua plataforma digital de logística colaborativa, que conecta empreendedores rurais a moradores que se deslocam para centros urbanos, conhecidos como Bag Amigos. Esta proposta visa o fortalecimento da economia local, amplia o acesso ao mercado e contribui para a redução de custos e emissões. A representante da Bag Log, Patrícia Vitória, comentou: “O Sementes nos deu bases sólidas em planejamento estratégico, clareza de impacto socioambiental e construção de narrativa de pitch. Nossa expectativa na maratona é ampliar o alcance da nossa ideia, validando ainda mais o modelo de negócio junto a especialistas, investidores e empreendedores socioambientais.”
Por sua vez, a NAI atua na promoção da empregabilidade de trabalhadores em situação de vulnerabilidade, conectando pessoas a oportunidades de trabalho formais e ampliando a inclusão produtiva em setores estratégicos. A representante da NAI, Tainara Pereira Caldas, destacou: “As ferramentas que aprendemos, as conexões que fizemos e os espaços de troca que vivenciamos em cada etapa do Sementes têm sido fundamentais para o amadurecimento da NAI. Esses aprendizados são o que nos permite hoje ocupar com confiança outros espaços como a maratona. Nos sentimos privilegiados por representar não só a NAI, mas também o próprio Sementes dentro deste evento.”
A coordenadora do Programa Sementes, Jamylly Caran, enfatizou os resultados obtidos pelas startups: “Os resultados obtidos pelas startups em fase de ideação demonstram o quanto boas ideias, quando acompanhadas por capacitação e redes de apoio, podem se transformar em soluções reais, sustentáveis e que dialogam diretamente com outras oportunidades de crescimento, como a maratona.”
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou que os incentivos do Programa Sementes vão além do apoio financeiro. “O programa garante visibilidade, conexões estratégicas e acompanhamento para que as startups se desenvolvam e se consolidem no mercado, ocupando outros espaços como agentes de transformação econômica e social no Estado. Estamos na torcida pelas duas startups participantes desta maratona”, afirmou o secretário.
Sobre o Programa Sementes
Criado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Programa Sementes é a maior iniciativa de fomento ao empreendedorismo inovador no interior do Espírito Santo. O programa apoia 50 startups desde a fase de ideação até a aceleração, oferecendo aporte financeiro, mentorias, capacitações e acesso a redes estratégicas de investidores e parceiros. O objetivo é transformar ideias em negócios sustentáveis, capazes de gerar impacto positivo na economia em nove municípios da Bacia do Rio Doce.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
[email protected]
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
[email protected]
Fonte: Governo ES