6º Encontro de Formação dos Técnicos do Projeto Arranjos Produtivos Encerrado na ALES
Na tarde desta quarta-feira (7), chegou ao fim o 6º Encontro de Formação dos Técnicos do Projeto Arranjos Produtivos, realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). O evento, que começou na segunda-feira (5), reuniu aproximadamente 80 participantes, entre técnicos, coordenadores, vereadores, lideranças comunitárias, presidentes de associações e agricultores.
A secretária da Casa dos Municípios e responsável pela coordenação do Arranjos Produtivos, Joelma Costalonga, destacou a importância da capacitação oferecida durante os três dias de evento. “Estudamos no primeiro dia sobre a comunicação, possibilitando que os técnicos pudessem lidar com essa comunicação com o agricultor para potencializar suas vendas. Também abordamos questões relacionadas ao manejo do solo e à conservação da água”, explicou. Para enriquecer o aprendizado, dois especialistas do Instituto Federal de Minas Gerais foram convidados para mediar as discussões.
Costalonga ressaltou que o encontro oferece uma oportunidade valiosa para que técnicos de diferentes microrregiões do Estado compartilhem experiências e adquiram novos conhecimentos sobre suas práticas no campo. “Queremos levar mais qualidade de vida para o agricultor, já que sabemos que o conhecimento é a mola propulsora do projeto. Acreditamos que o saber fará a diferença na vida dos agricultores e nas atividades dos técnicos, coordenadores e gestores”, afirmou.
Atualmente, o Projeto Arranjos Produtivos está presente em 27 municípios capixabas e já beneficiou quase 25 mil agricultores. Entre as ações realizadas, destacam-se dias de campo, seminários e assistência técnica direta nas propriedades, com foco na formação de associações e na regularização de agroindústrias. “É a ALES dentro da propriedade do agricultor”, frisou Costalonga.
Uma das participantes do encontro foi a consultora em Agroindústria Alessandra Vasconcelos, que elogiou a programação. “A equipe técnica do Arranjos Produtivos se encontra na ALES a cada três meses para receber essa formação, sempre com temas importantes para nosso dia a dia de trabalho com os produtores”, destacou.
Alessandra também explicou que o retorno dessas capacitações está relacionado ao aumento da produção assistida de alimentos de qualidade, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores finais. “O Espírito Santo tem a agricultura familiar como a base da nossa economia. O projeto Arranjos Produtivos traz um serviço de excelência, com continuidade, assistindo os produtores em campo”, concluiu.
Este encontro de formação na ALES destaca o compromisso do projeto em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no Espírito Santo, focando sempre na efetividade e na capacitação dos profissionais envolvidos.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Técnicos são orientados sobre manejo do solo e conservação da água