Três projetos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se destacaram na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 25 e 27 de março no Inova USP, Campus da Universidade de São Paulo. A delegação capixaba, coordenada pelo Ifes, contou com a participação de 300 projetos de todo o Brasil, envolvendo 674 estudantes finalistas e 462 professores de 269 escolas.
O Campus São Mateus conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas, enquanto o Campus Piúma levou o segundo lugar no Prêmio Mentalidade Marinha, concedido pela Marinha do Brasil. Além disso, o Campus Guarapari ficou em 4º lugar na categoria Engenharias – Eletrônica.
Além dos projetos do Ifes, a delegação do Espírito Santo contou com a participação de escolas públicas de Nova Venécia e Laranja da Terra. O professor Thiago Maduro, coordenador da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), destacou o papel das feiras de ciências locais na conquista histórica do estado na Febrace.
A viagem da delegação capixaba para a Febrace foi viabilizada pela Fecinc, que fortaleceu um ecossistema de feiras de ciências no estado desde 2019. A iniciativa contou com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado Federal Helder Salomão, garantindo passagens e diárias para os estudantes e orientadores.
Os projetos premiados do Ifes foram: “Explorando fronteiras virtuais: o uso da realidade virtual para o ensino da química – a cozinha como ambiente de aprendizagem”, “Mar Seguro: Aplicativo móvel para segurança no transporte marítimo” e “ASR: Óculos antissono em rodovias para um novo olhar nas estradas”. Além disso, um projeto da Escola Estadual Dom Daniel Comboni, de Nova Venécia, também recebeu reconhecimento.
A participação dos alunos em eventos como a Febrace promove o intercâmbio cultural e científico, ampliando horizontes e fortalecendo a formação cidadã dos estudantes. A conquista na Febrace reforça o compromisso do Ifes e das escolas públicas capixabas com a inovação e o desenvolvimento científico.