EUA e Indonésia Firmam Acordo Comercial na Era Trump
Na tarde desta terça-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um significativo acordo comercial entre os EUA e a Indonésia, um dos recentes membros plenos do Brics, organização que inclui também Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
De acordo com o comunicado feito pela rede social Truth Social, o acordo prevê que a Indonésia abrirá seu mercado a produtos industriais, tecnológicos e agrícolas dos Estados Unidos, eliminando 99% das barreiras tarifárias atualmente existentes. Com isso, os produtos fabricados em solo americano poderão ser vendidos para a Indonésia com tarifa zero. Em contrapartida, a Indonésia aplicará uma tarifa de 19% sobre todos os seus produtos que entrarem no mercado dos EUA.
O comunicado também destaca que a Indonésia se comprometeu a fornecer “preciosos minerais críticos” aos Estados Unidos, além de firmar “grandes acordos, no valor de dezenas de bilhões de dólares, para a compra de aeronaves da Boeing, produtos agrícolas americanos e energia dos EUA”. Trump enfatizou que esse acordo beneficiará diversos setores, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia, trabalhadores, agricultores e pecuaristas.
Entretanto, é importante ressaltar que a relação entre o presidente Trump e os membros do Brics tem sido tensa. Na última sexta-feira (18), Trump ameaçou impor tarifas contra os países que fazem parte desse bloco ou que adotem “políticas antiamericanas”. O presidente tem alegado, sem apresentar provas, que o Brics foi criado com o intuito de prejudicar os EUA e o dólar, moeda de reserva mundial. Por sua vez, os líderes do Brics têm rejeitado essas afirmações, ressaltando que o grupo é guiado por princípios de multilateralismo.
Imagens:
As imagens utilizadas são provenientes da Agência Brasil.
Trump anuncia acordo comercial com Indonésia, membro pleno do Brics
Fonte: Agencia Brasil.
Economia