Túnel entre Santos e Guarujá: Início das Obras Previsto para Este Ano
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que as obras do túnel que ligará as cidades litorâneas de Santos e Guarujá devem começar no final deste ano. O projeto foi assegurado após a vitória do grupo português Mota-Engil no leilão realizado na última sexta-feira (5) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
Empregos e Mobilidade Urbana
Segundo o ministro, a construção do túnel gerará aproximadamente cinco mil empregos diretos e promete transformar a mobilidade urbana na região da Baixada Santista. Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá leva entre 45 minutos e 1 hora e 15 minutos. Com a conclusão da obra, esse tempo deve ser reduzido para apenas 3 a 5 minutos.
“O túnel vai ampliar a logística das operações, fortalecer o turismo de negócios e turismo de lazer”, enfatizou Costa Filho durante o leilão.
Parceria entre Governos
O governo federal e o governo de São Paulo estão colaborando na construção do túnel, que contará com um aporte público proveniente das duas esferas de governo. Além disso, foi anunciado que, em breve, acontecerá outro leilão para as obras no Porto de São Sebastião, previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Críticas à Privatização
Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin expressou sua preocupação com a proposta de privatização do Porto de Santos. “Só estamos aqui porque o Porto [de Santos] não foi privatizado. A Autoridade Portuária viabiliza a execução importante dessa obra através de parceria público-privada”, afirmou.
O ministro Márcio França, responsável pelo Empreendedorismo e Pequenas Empresas, esclareceu que os recursos para o túnel virão da Autoridade Portuária, e não da União. Em resposta às críticas sobre o andamento do projeto, o governador Tarcísio de Freitas destacou que questões políticas devem ser deixadas de lado em prol dos interesses da população, lembrando que o projeto estava em estudo há mais de um século.
Protestos de Moradores
Na entrada do leilão, um grupo de moradores de Santos protestou, expressando preocupação com as possíveis desapropriações necessárias para a construção do túnel. O governador Tarcísio reassicurou que o governo está mantendo um diálogo aberto com as comunidades afetadas, garantindo que “os moradores não serão abandonados”. De acordo com ele, a legislação do projeto prevê que ninguém ficará em situação pior, oferecendo opções de moradia equivalentes ou superiores.
As obras do túnel prometem não apenas melhorar a mobilidade local, mas também impulsionar a economia das cidades envolvidas, reafirmando a importância da cooperação entre diferentes níveis de governo.
Obra do túnel Santos-Guarujá deve começar no fim do ano, diz ministro
Fonte: Agencia Brasil.
Economia