Mostra CineMarias Promove Debate sobre Protagonismo Feminino e Diversidade de Gênero na Ufes
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), localizada em Vitória, será o palco da Mostra CineMarias, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro. O evento traz uma programação gratuita, destacando filmes produzidos por identidades femininas e pessoas não-binárias, além de Workshops e rodas de conversa sobre o protagonismo feminino e a diversidade de gênero nas artes e nos espaços de poder.
A TVE, reconhecendo a importância da pauta, é apoiadora da mostra, oferecendo visibilidade a temas que são urgentes e relevantes na sociedade contemporânea. A emissora está divulgando a programação do evento tanto em sua grade de programação quanto em suas mídias sociais, e realizará uma cobertura especial através de sua equipe de jornalismo. Um dos momentos aguardados será a entrevista com a escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a compor a Academia Brasileira de Letras (ABL), que será homenageada na edição deste ano, com o tema “Fabular Novos Futuros”. Ana Maria também irá conduzir uma masterclass durante a mostra.
A programação será desenvolvida no Cine Metrópolis e na tenda ao lado do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Ufes. As Mostras Competitivas Capixaba e Nacional serão destacadas nos dois dias do evento, apresentando 12 filmes selecionados pelas curadoras Gabriela Alves e GG Fákọ̀làdé, provenientes de diversos estados brasileiros. As produções disputam os troféus de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional, com prêmios de R$ 2.000,00 atribuídos a cada categoria, cuja cerimônia ocorrerá no sábado (23), a partir das 18h40.
Inspirada na Lei Maria da Penha, a Mostra CineMarias propõe uma reflexão poética sobre as mazelas sociais, como a violência contra a mulher e a escassez de representatividade feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder. A programação inclui ações educacionais acerca da Lei e do combate à violência contra identidades femininas.
A realização do CineMarias é uma iniciativa da Odoyá Arte e Cultura, com a produção a cargo do Instituto Odara, Lúdica Audiovisual, Machê e LC Market. O evento conta com patrocínio master da EDP por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), bem como parceria do Hub ES+ e da Ufes, além da TVE.
Programação do Evento
Sexta-feira (22)
- 9h – 16h: Ação de Retificação de nome e gênero com a Defensoria Pública do Espírito Santo, na Tenda CineMarias. Inscrições aqui.
- 10h30: Palestra sobre a Lei Maria da Penha com a assistente social Emilly Marques.
- 11h10: Roda de conversa sobre os desafios da Lei, com a participação de Rosely Pires (Fordan) e Jacqueline Moraes (Secretaria de Estado das Mulheres).
- 18h – 20h30: Abertura oficial, seguida pela Mostra Competitiva Capixaba e bate-papo com realizadores, mediado por Gabriela Alves, no Cine Metrópolis.
Sábado (23)
- 10h – 12h: Workshop “Nem vítimas, nem vilãs: desconstruindo estereótipos femininos na ficção”, ministrado por Manuela Cantuária, no Cine Metrópolis.
- 14h – 16h30: Mostra Competitiva Nacional, seguida de bate-papo com as realizadoras, no Cine Metrópolis.
- 17h – 18h30: Masterclass de Ana Maria Gonçalves, no Cine Metrópolis.
- 18h40 – 19h20: Homenagem à Ana Maria Gonçalves e premiação de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional, no Cine Metrópolis.
- 19h30 – 21h30: Oficina e Roda de Conversa: “Ritual do Rebolado – Deixa as garotas brincar”, com Mariluz (Facilitadora AfroFunk Rio) na Tenda CineMarias.
- 22h – 00h: Festa Treme Ú Baile, Edição Rebola, na Tenda CineMarias.
Inscrições para masterclass, workshops e oficinas são gratuitas e podem ser realizadas através do link: linktr.ee/cinemarias_. Mais informações estão disponíveis no Instagram da Mostra CineMarias aqui.
Fonte: Governo ES