Ato Chamada Global marca encerramento do Congresso das Universidades Ibero-Americanas no Cristo Redentor
Neste sábado (24), o santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi palco do Ato Chamada Global, que finalizou o Congresso das Universidades Ibero-Americanas – Os 10 anos da Laudato Si’. O evento, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) desde a última terça-feira (21), abordou temas como dívida ecológica e esperança pública, preparando o caminho para a COP30.
O congresso reuniu representantes de mais de 230 universidades públicas e privadas de países das Américas, Espanha, Portugal e Reino Unido. O destaque da programação foi a celebração do décimo aniversário da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que enfatiza a importância do cuidado com o meio ambiente e as pessoas.
Um dos principais objetivos discutidos foi a proposta de transformar a dívida pública dos países em desenvolvimento em dívida ecológica. Esta conversão permitiria direcionar investimentos em biodiversidade, ciência, educação e transição energética. O reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., destacou a importância dessa proposta.
“Nós propomos que os Estados, os organismos multilaterais e os atores financeiros globais impulsionem, no marco do Acordo de Paris, a remissão entre a dívida pública que têm os países menos industrializados, com a dívida ecológica que têm os mais desenvolvidos”, afirmou Pedroso, segundo um comunicado divulgado pela PUC-RJ.
Durante a aula magna no dia 23, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a necessidade de ação efetiva em vez de discussões prolongadas. “A COP30 tem que ser a COP da implementação. Nós já discutimos cadernos de verbas, fizemos tudo que dava para protelar. Agora, não tem mais o que fazer. É implementar, implementar, implementar,” disse Silva, sublinhando o papel central da ciência na formação de políticas de preservação ambiental.
A mensagem de apoio do papa Leão XIV também foi um ponto alto do evento, sendo o primeiro vídeo de seu pontificado direcionado à América Latina. Nesta mensagem, o papa enfatizou a importância da reflexão conjunta sobre a remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta já mencionada pelo Papa Francisco em sua mensagem para a Jornada Mundial pela Paz 2025.
“É muito importante esta mensagem. A vocês, reitores universitários, quero encorajá-los nesta missão que assumiram: serem construtores de pontes de integração entre as Américas e com a península ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”, declarou o papa.
O Congresso das Universidades Ibero-Americanas foi promovido pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pela PUC-RJ, reunindo uma ampla gama de vozes e experiências em prol da justiça ambiental.
Universidades propõem recursos para biodiversidade de países pobres
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente