Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro prorroga crédito especial para mulheres até abril!

Prefeitura de Cachoeiro Prorroga Programa Nosso Crédito para Fomentar...

Cachoeiro: UBSs recebem capacitação sobre tratamento da Tuberculose

Cachoeiro de Itapemirim Capacita Profissionais de Saúde no Combate...

Cachoeiro: Novos servidores tomam posse em 9 de abril, 1.060 aprovados

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Anuncia Posse de 1.060...

Verão teve baixa de chuvas, afetando produção agrícola no país

EconomiaVerão teve baixa de chuvas, afetando produção agrícola no país

Escassez Hídrica Prejudica a Produção Agrícola no Brasil, Indica Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, revelou que o volume de chuvas durante o último verão, que terminou na última quinta-feira (20), foi insuficiente para reabastecer os estoques de água no solo, resultando em uma sequência de déficits hídricos que prejudicam a agricultura em várias regiões do Brasil.

De acordo com o Inmet, "os volumes apresentados não foram suficientes para recuperar o estoque hídrico do solo, maltratado pelas últimas secas e incêndios florestais que têm atingido com mais frequência os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal nos últimos dois anos". Apesar de algumas áreas do país, como o Amazonas, o sudoeste do Pará, e partes do Maranhão e Piauí, terem registrado chuvas acima da média, a situação geral ainda é alarmante.

Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o déficit pluviométrico foi significativo, alcançando 200 milímetros (mm) na porção mais ao norte do Pantanal, norte do Mato Grosso, Rondônia, parte leste do Acre e o sudoeste do Pará. Essa quantidade equivale a 200 litros de água por metro quadrado de solo, o que implica um impacto severo no regime hídrico das localidades afetadas.

Impactos na Agricultura

A escassez de água resultou em consequências drásticas para o setor agrícola. O Inmet registrou, nas áreas florestais do oeste do Pará, leste do Amazonas, Rondônia e Pantanal, uma perda substancial de folhas. Além disso, a baixa umidade do solo provocou a diminuição da produtividade de diversos grãos, sendo paralisada a semeadura em muitas localidades devido ao déficit hídrico.

Conforme destaca a agrometeorologista Lucietta Martorano, o efeito do regime de chuvas varia em diferentes regiões do país. Enquanto a maior parte do oeste da Amazônia apresenta oferta de água no solo, o Pantanal e as regiões centrais do Brasil, incluindo Minas Gerais e partes do oeste de São Paulo até o Rio Grande do Sul, enfrentam uma escassez de chuvas significativa, resultando em solo seco e dificuldades na recuperação hídrica.

A produção agrícola é fundamental para a economia brasileira, e a redução na oferta de produtos tende a refletir em aumentos nos preços dos alimentos. Atualmente, a inflação dos alimentos é uma das preocupações centrais do governo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que serve como prévia da inflação, registrou 0,64% em março, sendo que os alimentos foram o principal fator de pressão sobre esse índice. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que os preços dos alimentos devem recuar em 2025, impulsionados por uma esperada supersafra.

Verão Registra Temperaturas Elevadas

O verão 2024/2025 também entrou para a história como o sexto mais quente no Brasil desde 1961, com temperatura média de 25,81 graus Celsius (ºC), um valor 0,34°C acima da média histórica do período entre 1991 e 2020, que é de 25,47°C. Este ano, o recorde foi registrado no verão anterior (2023/2024), quando a temperatura média atingiu 26,20°C.

As informações destacadas nesta reportagem são de extrema importância para compreender a atual situação da agricultura brasileira e as implicações climáticas que afetam nosso cotidiano. É essencial que medidas adequadas sejam tomadas para mitigar os efeitos da escassez hídrica e garantir a segurança alimentar da população.

Agência Brasil

Verão foi menos chuvoso do que o necessário para repor água do solo

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Renato Gaúcho sobre trauma no Fluminense: “Aquela final não desceu”

Renato Gaúcho Retorna ao Fluminense com Sede de Conquistas...

IR 2025: Como baixar o aplicativo para declarar imposto de renda?

Contribuintes Podem Declarar Imposto de Renda 2025 por Três...

Felipe Melo elogia Everton Cebolinha, destaque do Flamengo

Felipe Melo surpreende e elogia Everton Cebolinha O comentarista esportivo...

Mastriani é apresentado no Botafogo com sonho de seleção nacional

Gonzalo Mastriani é Apresentado como Novo Reforço do Botafogo...

Newsletter

Mais Lidas

Governo do ES inicia serviço de oftalmologia no Litoral Sul e reforma creche

Governador Renato Casagrande Lança Ação em Saúde Oftalmológica em...

VÍDEO: Operação Integrada Desmantela Quadrilha de Tráfico em Marataízes

A Polícia Civil do Espírito Santo, em parceria com...

Cachoeiro encerra Mês da Mulher com palestras e reflexões significativas

Cachoeiro de Itapemirim Promove Ações em Homenagem ao Mês...

Pedrinho revela detalhes da negociação com investidor grego

Vasco: Pedrinho comenta investimentos e possíveis investidores em entrevista...

Renato Gaúcho sobre trauma no Fluminense: “Aquela final não desceu”

Renato Gaúcho Retorna ao Fluminense com Sede de Conquistas e Lembranças de 2008 Na última sexta-feira (4), o Fluminense anunciou de forma oficial o retorno...

IR 2025: Como baixar o aplicativo para declarar imposto de renda?

Contribuintes Podem Declarar Imposto de Renda 2025 por Três Opções Diferentes Os contribuintes brasileiros têm à disposição três alternativas para realizar a declaração do Imposto...

Felipe Melo elogia Everton Cebolinha, destaque do Flamengo

Felipe Melo surpreende e elogia Everton Cebolinha O comentarista esportivo Felipe Melo, atualmente atuando no Grupo Globo, fez declarações surpreendentes ao elogiar o atacante Everton...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui