Conteúdo Exclusivo:

Concurso de Desenho em Cachoeiro promove educação para o trânsito

Concurso de Desenho Promove Conscientização sobre Trânsito Seguro em...

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de...

Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia em Cachoeiro neste domingo

Início do Campeonato Municipal de Futebol 2025 em Cachoeiro...

Vigília inter-religiosa no Rio alerta sobre urgência ambiental da COP30

Meio AmbienteVigília inter-religiosa no Rio alerta sobre urgência ambiental da COP30

Vigília pela Terra no Rio de Janeiro reúne líderes religiosos e sociedade civil em prol da proteção ambiental

Um extenso gramado localizado entre dois ícones da arquitetura carioca, a Igreja da Candelária e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), foi o palco da edição carioca da Vigília pela Terra, realizada neste sábado (30). A vigília ocorre a pouco mais de 70 dias da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para acontecer em Belém, com foco na urgência de medidas contra o aquecimento global.

Organizada pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), uma organização da sociedade civil e de caráter laico, o evento promoveu a conscientização acerca da crise climática, que tem gerado tragédias ambientais cada vez mais frequentes. Centenas de participantes foram atraídos por uma programação que incluiu apresentações musicais, danças e ofertas gastronômicas, além da presença de líderes religiosos de diversas tradições.

Ana Carolina Evangelista, diretora-executiva do Iser, destacou a importância da mobilização de grupos de fé na proteção do meio ambiente: “Os grupos de fé, a partir das suas vertentes, livros sagrados e crenças, são originalmente protetores da casa comum, da natureza, da Terra. Ter representantes religiosos como aliados na proteção ambiental é fundamental para sensibilizar a população”, afirmou.

Ela também frisou o combate ao negacionismo que permeia o debate ambiental no Brasil atual: “Vivemos em um momento em que forças políticas e econômicas se opõem à proteção ambiental”.

A COP30 reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil de vários países, de 10 a 21 de novembro, com o propósito central de discutir o combate ao aquecimento global e a busca por justiça climática, visando proteger populações vulneráveis.

Historicamente, a Vigília pela Terra teve sua primeira edição em 1992, durante a Rio 92, a segunda Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas, incluindo líderes como o Dalai Lama e Dom Helder Câmara.

Neste ano, a série de vigílias percorrerá as cinco regiões do Brasil, com a primeira realizada em Brasília, seguida por Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Natal, com o encerramento em Recife e o ponto culminante em Belém no dia 13 de novembro. Ana Carolina enfatizou que o formato descentralizado das vigílias facilita a conscientização e o envolvimento das comunidades.

Maria Lalla Cy Aché, integrante do grupo Danças da Paz Universal, destacou o papel da dança como uma forma de disseminar energia positiva e conscientização: “Precisamos repensar o mundo, buscando um futuro mais justo e amoroso”.

O babalaô Ivanir dos Santos, conselheiro do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, ressaltou a conexão intrínseca das religiões tradicionais de matriz africana com o meio ambiente: “Elementos como a terra, água e fogo são considerados sagrados, e a preocupação com o equilíbrio destes elementos é central para a espiritualidade”, comentou.

Ivanir, assim como outros líderes religiosos presentes, defendeu a importância de integrar a espiritualidade na mobilização em prol do meio ambiente: “Quando um elemento deixa de ser sagrado, ele passa a ser explorado; é fundamental manter o respeito à natureza sagrada”, finalizou.

O Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE, possui uma população predominantemente religiosa, com mais de 90% de seus cidadãos professando alguma fé. Isso torna os líderes religiosos uma força significativa na luta pela preservação ambiental e sensibilização da sociedade para as questões climáticas.

Imagens:

  • Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil – Ana Carolina Evangelista, diretora-executiva do Iser.
  • Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil – Babalaô Ivanir dos Santos, conselheiro do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas.

Com COP30 no Brasil, vigília religiosa pede conscientização ambiental

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Vitória

Polícia Civil do ES Prende Homem em Flagrante por...

Polícia Civil prende idoso suspeito de estuprar ex-namorada em ES

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Estupro...

Sesa do Governo do ES abre seleções para cadastro de reserva na saúde

Abertura de Processos Seletivos Emergenciais para a Saúde no...

PCES prende homem por tráfico de drogas na BR-262 em Domingos Martins

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem por Tráfico...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro cria comissão para impulsionar regularização fundiária urbana

Cachoeiro de Itapemirim cria Comissão Especial para Analisar Projetos...

Israel registra maior número de jornalistas mortos na história.

Conflito em Gaza: A Morte de Jornalistas Alcance Histórico Em...

Marataízes entrega carteirinhas APAE para inclusão infantil

Marataízes Implementa Distribuição de Carteirinhas para Crianças com Deficiência Marataízes,...

Anchieta oferece 43 novas vagas de emprego disponíveis hoje para a população

Prefeitura de Anchieta oferece 43 novas vagas de emprego...

Marataízes entrega certificados a futuros diretores escolares

Marataízes Celebra a Certificação de Novos Diretores Escolares em...

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Vitória

Polícia Civil do ES Prende Homem em Flagrante por Violência Doméstica em Vitória A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada...

Polícia Civil prende idoso suspeito de estuprar ex-namorada em ES

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Estupro em Anchieta A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) prendeu, na sexta-feira (05), um homem de...

Sesa do Governo do ES abre seleções para cadastro de reserva na saúde

Abertura de Processos Seletivos Emergenciais para a Saúde no Espírito Santo Nesta quinta-feira, 4 de setembro, a Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo publicou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui