O Prodest, Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo, recebeu a visita de alunos dos cursos de Engenharia da Computação da UVV. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela instituição.
O supervisor de Segurança da Informação, Fabio Modenese, destacou a importância da gestão de 280 bancos de dados e mais de 25 mil contas de correio eletrônico pelo Prodest. Além disso, explicou o uso de aproximadamente 2.100 máquinas virtuais no Data Center do Estado, localizado na sede do Instituto em Vitória.
Modenese ressaltou a prioridade do Prodest em manter os dados governamentais seguros, adotando soluções e mecanismos eficazes para garantir a proteção das informações hospedadas. Ele enfatizou a importância da preocupação diária para prevenir incidentes de segurança.
A visita também incluiu a apresentação dos serviços da Gerência de Sistemas, realizada pelo gerente Alessandro Frizzera. Ele explicou que a unidade é responsável por administrar 152 sites e 160 sistemas, atendendo a 65 órgãos públicos no Estado. Destacou o Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 585 serviços do Governo do Estado.
Frizzera apresentou diversos serviços digitais criados pelo Prodest, como o Agenda ES, o software Seleção Aluno, o sistema E-Flow e a plataforma Social ES, responsável por gerir informações de benefícios concedidos pelo Governo. Outro destaque foi o sistema E-Docs, que promove a tramitação eletrônica de processos e documentos do Poder Executivo Estadual.
Os estudantes também receberam informações sobre o sistema de inscrições do Programa Jovens Valores, que oferece oportunidades de estágio no Prodest para os profissionais de TI em início de carreira.
O gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Eduardo Medeiros Gardioli, e o analista de TI Amaury Constantini Junior destacaram o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, conhecida como Rede ES Digital, que conecta municípios do interior a uma estrutura de alta velocidade.
A visita foi considerada muito importante pelo professor Emerson Scheidegger, que destacou a contribuição para ampliar a visão dos estudantes sobre o papel da TI na sociedade. O aluno Bernardo Portela Werly elogiou a forma simples e didática com que as informações foram repassadas durante a visita.
Em resumo, a visita dos alunos da UVV ao Prodest proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre as atividades realizadas pelo Instituto e a importância da tecnologia da informação e comunicação para a sociedade capixaba.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Prodest através do e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES