Volkswagen do Brasil Inicia Importações pelo Porto de Vila Velha, Espírito Santo
A Volkswagen do Brasil tem se unido a outras grandes empresas do setor automotivo ao utilizar a infraestrutura portuária do Espírito Santo para suas operações de importação. Na última segunda-feira, 31 de outubro, o Porto de Vila Velha recebeu com sucesso o desembarque de 32 unidades do SUVW Taos, provenientes da unidade da Volkswagen em General Pacheco, Argentina. O próximo desembarque está programado para maio, também com o modelo Taos.
Em declaração, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, ressaltou a importância da chegada da Volkswagen ao Espírito Santo, afirmando que essa iniciativa é resultado da capacidade empreendedora do estado, juntamente com a vocação e a infraestrutura portuária desenvolvidas para o comércio exterior. “Temos um bom ambiente de negócios, com regras claras, segurança jurídica e previsibilidade. Um conjunto de instrumentos consolidados de um governo organizado à disposição do mercado, que traz muita competitividade à operação capixaba", avaliou Ferraço.
O vice-governador destacou ainda os benefícios que a localização estratégica do Espírito Santo traz para o setor empresarial e empreendedor. "Aliando isso à estrutura portuária e à eficiência dos portos secos, que distribuem esses veículos para todo o Brasil, impulsionamos a importação de veículos, uma atividade em crescente expansão", complementou.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a marca de 33.597 unidades importadas, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, quando foram importadas 27.530 unidades. A Argentina permanece como o principal parceiro, representando 86% das importações, com 21.594 unidades do SUVW Taos e 7.386 unidades da picape Amarok, ambas fabricadas em General Pacheco. Outros modelos, como o sedã Jetta e o SUVW Tiguan Allspace, foram importados de Puebla, no México.
Fábio Freccia, diretor de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul), declarou que a Volkswagen do Brasil, a maior fabricante de automóveis do País, sente-se orgulhosa com a ampliação de suas operações no Porto de Vitória. "Estamos aumentando nossa estratégia logística no País para atender nossos clientes com mais agilidade e eficiência. Vitória será a porta de entrada para lançamentos importantes, como o Novo Jetta GLI, previsto para 2025", apontou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, enfatizou que o desembarque dos veículos representa um reconhecimento da infraestrutura e da eficiência logística do Espírito Santo, com potencial para abrir novas operações e gerar empregos diretos e indiretos nos setores portuário e de transportes.
Ricardo Trindade, supervisor de Logística da Volkswagen do Brasil, destacou que as importações pelo Porto de Vitória representam um importante avanço para a marca na costa brasileira, permitindo uma distribuição mais eficiente e sustentável. "A descentralização das operações da Volkswagen no Brasil beneficia não apenas a empresa, mas também o Estado e a economia local", afirmou Trindade.
No cenário mais amplo da logística nacional, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, diretor executivo de Relações Governamentais da Volkswagen do Brasil, enfatizou a importância de parcerias em estados estratégicos, como o Espírito Santo: "Em um país com dimensões continentais, a logística é fundamental, e a nova operação beneficia todos os envolvidos".
Além das atividades no Espírito Santo, a Volkswagen do Brasil realiza operações nos Portos de Santos-SP (exportação), Paranaguá-PR (importação e exportação) e Suape-PE (importação). Em 2024, no Porto de Paranaguá, a empresa movimentou 46.126 veículos, somando exportações e importações, o que corresponde a 43,79% das operações de veículos do porto.
Desde os anos 1990, o Espírito Santo se destaca como o maior importador de veículos do Brasil. Em 2024, a movimentação apresentou um crescimento recorde, especialmente com a chegada de veículos eletrificados da China, incluindo um desembarque significativo da fabricante BYD em fevereiro de 2025.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior: (27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda: (27) 3636-9708
Email: [email protected]
Fonte: Governo ES