Setor de Serviços no Brasil Registra Crescimento de 0,1% em Agosto de 2025
Em agosto de 2025, o volume de serviços no Brasil aumentou 0,1% em relação ao mês anterior, marcando o sétimo resultado positivo consecutivo. Este crescimento acumulou uma alta de 2,6% desde fevereiro, colocando o setor 18,7% acima dos níveis pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Com esses dados, o setor de serviços renova seu recorde histórico.
Desempenho do Setor
Variações Mensais e Anuais
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a variação de 0,1% em agosto foi acompanhada por quatro das cinco atividades analisadas:
- Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares: cresceram 0,4%, marcando o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 2,0%.
- Transporte: apresentou um aumento de 0,2%.
- Serviços Prestados às Famílias: teve um aumento expressivo de 1,0%.
- Outros Serviços: avançaram 0,6%.
Por outro lado, a única retração foi observada em Informação e Comunicação, que registrou um declínio de 0,5%, revertendo o ganho do mês anterior.
Em comparação com agosto de 2024, o volume de serviços avançou 2,5%, resultando no 17º resultado positivo seguido. Durante o acumulado do ano, o crescimento foi de 2,6%, com alta de 3,1% em doze meses, ligeiramente superior ao acumulado até julho (3,0%).
Atividades Contribuintes
A média móvel trimestral para o trimestre encerrado em agosto de 2025 foi de 0,3%, com apenas duas das cinco atividades apresentando crescimento: profissionais, administrativos e complementares (0,4%) e transportes (0,4%). Por outro lado, outros serviços apresentaram uma redução de 0,3%.
Na análise detalhada do setor de serviços, o aumento foi impulsionado principalmente pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,3%). Outros contribuintes de crescimento incluíram serviços de informação e comunicação (3,4%), profissionais, administrativos e complementares (2,9%), e serviços prestados às famílias (1,2%).
Desempenho Regional
Das 27 unidades da federação, 17 registraram crescimento no volume de serviços em agosto de 2025 em comparação a julho. O Rio de Janeiro destacou-se com um impressionante crescimento de 1,3%, seguido por Santa Catarina (1,4%) e Ceará (2,0%). Contudo, São Paulo apresentou a maior influência negativa, com uma queda de 1,0%.
Quando comparado a agosto de 2024, 19 estados mostraram expansão no volume de serviços, com destaque para São Paulo (4,0%) e o Distrito Federal (7,3%). Em contrapartida, Bahia e Minas Gerais registraram quedas significativas.
Turismo e Transporte
O índice das atividades turísticas cresceu 0,8% em agosto, após três meses negativos, ficando 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020. O setor de turismo também teve desempenho positivo, com 13 estados apresentando crescimento.
No que se refere ao transporte de passageiros, uma variação positiva de 0,3% foi registrada, recuperando-se após um recuo de 2,2% em julho. O transporte de cargas teve um aumento de 0,6%, estando 4% abaixo do seu ponto mais alto registrado em julho de 2023.
Esses números refletem o crescimento contínuo do setor de serviços, que permanece em recuperação robusta frente aos desafios impostos pela pandemia.
Para mais informações, acesse a pesquisa completa do IBGE.
Volume de serviços varia 0,1% em agosto