Conteúdo Exclusivo:

Camelôs de Cachoeiro serão realocados e rua do Teatro reaberta

Prefeitura de Cachoeiro realiza reordenamento do comércio ambulante no...

Cachoeiro Cívico-Cultural celebra identidade na Praça Jerônimo Monteiro

Tiro de Guerra 01-012 se Apresenta na Praça Jerônimo...

Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon Cachoeiro é ampliado

Cachoeiro Realiza 2º Dia D de Negociação de Dívidas...

COP15 de Espécies Migratórias será no Brasil em março de 2026

InternacionalCOP15 de Espécies Migratórias será no Brasil em março de 2026

Brasil Liderará a 15ª Conferência da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias em Campo Grande

O Brasil foi escolhido como país anfitrião da 15ª Conferência da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), que ocorrerá de 23 a 29 de março de 2026, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Este importante encontro global reunirá líderes e chefes de Estado para discutir a revisão do tratado sobre a conservação da vida selvagem e dos habitats, além de propor novas estratégias para enfrentar as ameaças de extinção de espécies migratórias.

Participantes da conferência discutirão a proteção de diversas espécies ameaçadas, incluindo baleias, tubarões, arraias, peixes de água doce, tartarugas e aves. A secretária-executiva da convenção do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Amy Fraenkel, enfatizou que a escolha do Brasil, com sua rica biodiversidade, fortalece a cooperação internacional em prol da conservação. "Animais migratórios conectam o planeta, cruzando continentes, oceanos e céus em jornadas incríveis a cada ano, mas eles estão enfrentando pressões sem precedentes”, destacou.

A urgência climática, que impõe riscos à vida selvagem, é um tema central na agenda da COP15, visto que a saúde das espécies migratórias serve como indicador da saúde ambiental dos ecossistemas. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, comentou sobre a importância do Pantanal como cenário para este diálogo internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a proteção da biodiversidade. “Neste contexto de grande instabilidade no multilateralismo, reafirmo a forte intenção do Brasil de construir um futuro sustentável, justo e inclusivo”, declarou Silva.

O Brasil é membro da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens desde 2015 e, em nota divulgada pelo secretariado da convenção após o anúncio do evento, o PNUD reconheceu os avanços do país na proteção de sua biodiversidade migratória. "As espécies ameaçadas listadas no Apêndice I do CMS, das quais o Brasil é um estado de distribuição, se beneficiam da extensa rede de conservação do Brasil," afirmou o documento.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, ressaltou que a escolha de Campo Grande representa o reconhecimento internacional da importância do Pantanal para o planeta. “É um apelo urgente à consciência coletiva em defesa da vida e da natureza, que nos envia sinais claros sobre os imensos desafios ambientais que enfrentamos”, completou.

O fórum ocorrerá poucos meses após a COP30, programada para novembro de 2025, em Belém (PA), na Amazônia. A secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, considerou positiva a continuidade do diálogo global com a realização de duas COPs em um curto espaço de tempo. “A biodiversidade e as espécies migratórias dependem da ação coletiva dos países e o Pantanal será o cenário ideal para reforçar essa cooperação”, concluiu.

COP15 de Espécies Migratórias Silvestres será no Brasil em 2026

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Camelôs de Cachoeiro serão realocados e rua do Teatro reaberta

Prefeitura de Cachoeiro realiza reordenamento do comércio ambulante no...

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em pizzaria em Cariacica

Polícia Civil do ES e EDP Flagram Furto de...

Internacional vê chances de rebaixamento aumentarem após rodada difícil

Rodada Complicada Aumenta Risco de Queda do Internacional A situação...

Capixaba Thaís Loureiro é campeã europeia de jiu-jitsu na Itália

Thaís Loureiro é Campeã Europeia de Jiu-Jitsu No-Gi pela...

Newsletter

Mais Lidas

Marataízes e DETRAN-ES Reforçam Segurança no Trânsito

Marataízes Reforça a Segurança no Trânsito com Novas Sinalizações Marataízes...

Prefeitura de Cachoeiro intensifica limpeza no bairro Paraíso

Prefeitura de Cachoeiro Realiza Ações de Limpeza no Bairro...

Polícia Civil do ES prende homem condenado por feminicídio tentado

Polícia Civil do ES efetua prisão de condenado por...

Dólar avança a R$ 5,35 com tensões sobre medida provisória tributária

Dólar e Ibovespa em Queda: Mercado Financeiro em Turbulência Em...

Marataízes Investe em Segurança Viária com Novas Sinalizações

Marataízes Investe em Nova Sinalização e Pintura de Vias...

Camelôs de Cachoeiro serão realocados e rua do Teatro reaberta

Prefeitura de Cachoeiro realiza reordenamento do comércio ambulante no Centro A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim avançou em suas ações voltadas para a organização urbana...

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em pizzaria em Cariacica

Polícia Civil do ES e EDP Flagram Furto de Energia em Pizzaria em Cariacica Na última quinta-feira (06), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES),...

Internacional vê chances de rebaixamento aumentarem após rodada difícil

Rodada Complicada Aumenta Risco de Queda do Internacional A situação do Internacional no Campeonato Brasileiro se agravou após os resultados da última rodada, elevando as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui