Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro prorroga crédito especial para mulheres até abril!

Prefeitura de Cachoeiro Prorroga Programa Nosso Crédito para Fomentar...

Cachoeiro: UBSs recebem capacitação sobre tratamento da Tuberculose

Cachoeiro de Itapemirim Capacita Profissionais de Saúde no Combate...

Cachoeiro: Novos servidores tomam posse em 9 de abril, 1.060 aprovados

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Anuncia Posse de 1.060...

Lula participa da Cúpula da Celac em busca de integração regional

InternacionalLula participa da Cúpula da Celac em busca de integração regional

Lula Participa da 9ª Cúpula da CELAC em Honduras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para Tegucigalpa, Honduras, onde participará nesta quarta-feira (8) da 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A CELAC é uma organização constituída por 33 países da América Latina e do Caribe e tem como foco a promoção da integração política, econômica e social na região.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou que a participação de Lula na cúpula reafirma a prioridade que o presidente e o Brasil sempre dedicaram à integração. “Na nossa Constituição, no Artigo 4º, consta que o Brasil deve buscar exatamente a CELAC: a construção de uma comunidade de nações latino-americanas e caribenhas”, afirmou Padovan.

A Cúpula representa um importante passo no processo de revitalização da CELAC, que, segundo Padovan, foi enfraquecida nos últimos anos, especialmente com a saída do Brasil do bloco no governo anterior. O retorno de Lula ao grupo, logo no início de seu terceiro mandato, sinaliza um compromisso renovado com a colaboração regional.

“Desde Bolívar e San Martín, o sonho da integração sempre existiu. Juntos, podemos enfrentar desafios globais e desenvolver soluções para nossos problemas internos e regionais”, completou a embaixadora.

Expectativas e Temas em Debate

O Itamaraty espera que a cúpula promova um amplo debate sobre os principais temas da atualidade. Uma das principais ações esperadas é a transferência da presidência do bloco de Honduras para a Colômbia, além da publicação de uma declaração conjunta de todos os países participantes.

Dentre os demais líderes que devem participar do encontro estão a presidente do México, Claudia Sheinbaum; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o presidente da Bolívia, Luis Arce; e o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, entre outros, conforme informações do governo hondurenho.

Desafios Regionais e Imigração

A cúpula ocorre em um momento de tensão na região, em fruto das rigorosas políticas de imigração do governo dos Estados Unidos, além da guerra tarifária recentemente iniciada. O Itamaraty informou que, apesar da relevância do tema das tarifas, esse assunto não estava originalmente na pauta das negociações, que foram preparadas antes de se ter informações sobre a extensão das tarifas.

Entretanto, a imigração deverá ser um dos grandes destaques do encontro, com planos para reativar um grupo de trabalho que anteriormente tratava do tema dentro da CELAC.

Propostas para a ONU

Outro ponto relevante que será discutido na cúpula é a proposta do Brasil de apoiar uma única candidatura feminina para a Secretaria-Geral das Nações Unidas, uma vez que o mandato do atual secretário-geral, António Guterres, está previsto para se encerrar no próximo ano.

Sobre a CELAC

Fundada em fevereiro de 2010, a CELAC é um organismo que abriga os 33 países da América Latina e do Caribe, abrangendo uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total da CELAC soma cerca de 670 milhões de pessoas, o dobro da população dos Estados Unidos.

Lula vai à Cúpula da Celac em busca da integração latino-americana

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Últimas

BNDES destaca projeto no RS como modelo de resiliência para o Brasil

Rio Grande do Sul Investirá em Infraestrutura de Resiliência...

Filipe Luís explica por que não usará De La Cruz como o substituto de Arrascaeta

Filipe Luís descarta De La Cruz como avançado no...

Deputado propõe critério de sexo biológico em competições esportivas na ALES

O deputado Lucas Polese, do Partido Liberal (PL), apresentou...

Inclusão e Música no Programa ‘Ponto a Ponto’ do Governo do ES

Espírito Santo FM Lança Programa ‘Ponto a Ponto’ com...

Newsletter

Mais Lidas

Polícia Civil do ES prende dois por tráfico em Guaçuí e apreende drogas

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Dois Suspeitos de...

Receita Federal registra 8,2 milhões de declarações do IR em 2025

Receita Federal Recebe Mais de 8 Milhões de Declarações...

Boto comenta sobre Lorran: “Faltou aprendizado no Flamengo”

Lorran fora dos planos do Flamengo: José Boto explica...

Região de Afonso Cláudio pede instalação de batalhão da PM à ALES para combater violência.

Na noite desta quinta-feira (3), durante a audiência pública...

BNDES destaca projeto no RS como modelo de resiliência para o Brasil

Rio Grande do Sul Investirá em Infraestrutura de Resiliência Após Devastadores Temporais Os recentíssimos temporais que devastaram o Rio Grande do Sul (RS) nos meses...

Filipe Luís explica por que não usará De La Cruz como o substituto de Arrascaeta

Filipe Luís descarta De La Cruz como avançado no Flamengo Após a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Vitória, o lateral e...

Deputado propõe critério de sexo biológico em competições esportivas na ALES

O deputado Lucas Polese, do Partido Liberal (PL), apresentou o Projeto de Lei (PL) 54/2025 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), com o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui