Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro entrega tablets a agentes de saúde para otimizar serviços

Cachoeiro de Itapemirim Inicia Informatização dos Agentes Comunitários de...

Sala do Empreendedor atende em Feira Verde e apoia empreendedores em Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim Recebe Ação Itinerante da Sala do...

Cachoeiro inicia licitação para o Plano Municipal de Educação Ambiental

Cachoeiro de Itapemirim dá passo importante na sustentabilidade com...

Afrodescendentes reivindicam maior voz e espaço na COP30

InternacionalAfrodescendentes reivindicam maior voz e espaço na COP30

Lideranças Afrodescendentes Apresentam Reivindicações na COP30

Brasília, 29 de maio de 2025 – Em um ato significativo para a inclusão de vozes afrodescendentes nas discussões sobre mudanças climáticas, lideranças de 16 países entregaram uma carta de reivindicações ao presidente designado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago. O evento ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília, durante a cerimônia de instalação da Comissão Internacional de Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultores Familiares.

As reivindicações, que representam mais de 180 milhões de afrodescendentes na América Latina e no Caribe, são articuladas pela Coalizão Internacional de Organizações para a Defesa, Conservação e Proteção dos Territórios, do Meio Ambiente, Uso da Terra e Mudança Climática dos Povos Afrodescendentes (Citafro). O documento exige mais participação e reconhecimento nos espaços internacionais de tomada de decisão sobre questões climáticas.

Justiça Climática e Regularização Fundiária
Entre os principais pontos da pauta, destacam-se a necessidade de justiça climática, planejamento territorial e a garantia de posse, titulação e segurança jurídica dos territórios afrodescendentes. Biko Rodrigues, coordenador executivo da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), enfatizou a importância do papel dos quilombolas na preservação do meio ambiente: “Nós, quilombolas, somos mais de 8.441 comunidades no Brasil. Estamos em todos os biomas”, afirmou.

A carta também solicita a inclusão dos povos afrodescendentes nos relatórios síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Kátia Penha, representante do Brasil na Citafro, ressaltou: “O Brasil precisa incluir no anexo de seus compromissos e metas o reconhecimento de que não há solução climática sem regularização fundiária. E também não dá para discutir esse ordenamento fundiário sem colocar metas específicas e direcionadas para as comunidades quilombolas.”

Encontro com a Ministra do Meio Ambiente

A entrega do documento contou com a presença de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que participou do encontro para formalizar as propostas políticas e institucionais para a COP30, que será realizada em Belém (PA). Silva destacou a importância da participação social nas discussões sobre mudanças climáticas: “É uma arquitetura que foi pensada exatamente para dar vazão à demanda de participação social.”

O embaixador Corrêa do Lago também comentou sobre os desafios enfrentados nas negociações, destacando que a participação de representantes não oficiais é crucial. “Por isso criamos a agenda de ação, onde os demais atores podem participar”, explicou.

Mobilização e Participação Social

A COP30 vai além da mera representação oficial, contemplando uma estrutura que envolve círculos de mobilização para auxiliar na luta contra as mudanças climáticas. O embaixador encorajou a coalizão a manter um diálogo constante e ativo, qualificado por sua experiência nas discussões anteriores, como na COP16 da biodiversidade: “Contem com a minha imensa simpatia, entusiasmo e emoção nessa operação e, por favor, cobrem de mim”, finalizou.

Encontro com Lideranças Afrodescendentes
Brasília (DF), 29/05/2025 – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa de encontro com lideranças afrodescendentes da América Latina e do Caribe para entregar formalmente ao Itamaraty suas propostas políticas e institucionais para a COP30. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

Lideranças afrodescendentes pedem mais participação na COP30

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Polícia Civil prende homem condenado por homicídios em operação conjunta

Polícia Civil do ES realiza prisão de foragido envolvido...

Incaper e Governo do ES lançam nove projetos de extensão rural inovadores

Incaper Anuncia Novos Projetos de Extensão Rural com Investimento...

Operação em Jaguaré: Três detidos e quatro armas apreendidas

Operação "Estado Presente" em Jaguaré resulta na prisão de...

Petrobras estende inscrições para projetos socioambientais até 11/11

Petrobras Prorroga Inscrições para Seleção de Projetos Socioambientais em...

Newsletter

Mais Lidas

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Polícia Civil prende suspeito de agiotagem e extorsão em Guarapari

Homem é preso em Guarapari por envolvimento em crimes...

Bahia apresenta Everton Ribeiro em treino decisivo antes de enfrentar o Inter

Treino decisivo do Bahia com retorno de Everton Ribeiro...

Polícia Civil desmantela célula do Terceiro Comando Puro em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo Desarticula Célula do TCP...

Cachoeiro inicia revitalização do Parque Ilha da Luz com nova licitação

Cachoeiro de Itapemirim Lança Licitação para Construção do Parque...

Polícia Civil prende homem condenado por homicídios em operação conjunta

Polícia Civil do ES realiza prisão de foragido envolvido em homicídios em ação integrada Na manhã desta segunda-feira (20), uma ação conjuntas da Polícia Civil...

Incaper e Governo do ES lançam nove projetos de extensão rural inovadores

Incaper Anuncia Novos Projetos de Extensão Rural com Investimento de R$ 700 Mil O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) terá...

Operação em Jaguaré: Três detidos e quatro armas apreendidas

Operação "Estado Presente" em Jaguaré resulta na prisão de três suspeitos e apreensão de quatro armas Jaguaré, 21 de setembro de 2023 – Em uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui