De 4 a 7 de setembro, o Balneário de Castelhanos, em Anchieta, será o cenário do 9º Festival da Moqueca Capixaba, um evento que promove a rica tradição gastronômica do Espírito Santo. A festa reunirá moradores e turistas, oferecendo uma rica experiência cultural por meio da culinária local, música e artesanato.
Entre as atrações, o festival contará com apresentações musicais, dança e diversas atividades para toda a família, transformando o evento em uma verdadeira celebração da cultura e da comunidade de Castelhanos. O prefeito Léo Português destacou a importância do festival para a economia local, afirmando que “é mais um evento que ajuda a movimentar a economia da cidade com a chegada de turistas de outras cidades. Hotéis lotados, comércio faturando e a economia girando”.
O ponto alto do festival ocorrerá no sábado, 6 de setembro, com a preparação da maior moqueca capixaba do mundo. Sob a coordenação da chef Kênia Mota, e com a participação da chef Silvana Cordeiro e alunos da EFTUR, o renomado chef Juarez Campos também marcará presença. Para essa grande iguaria, serão utilizados aproximadamente 600 kg de peixe, 200 kg de tomate, 100 kg de cebola, 500 maços de coentro, 50 litros de azeite de oliva, 30 litros de óleo de urucum, 1 kg de alho e 500 limões. A moqueca será servida em panelinhas de barro colecionáveis, que estarão disponíveis para compra antecipada ao preço de R$ 50.
Fonte: Foto: [Autor da Foto]