Conteúdo Exclusivo:

Finais do Municipal de Futebol Amador agitam Cachoeiro neste domingo

Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador em Cachoeiro...

Cachoeiro celebra Consciência Negra com arte e identidade em escola

EMEB Professora Amélia Toledo do Rosário Celebra a Semana...

Carro fumacê atua em Cachoeiro para combater mosquitos esta semana

Carro Fumacê Atua em Cachoeiro para Combater Mosquitos O carro...

Governo do ES aprova crédito de ICMS para fortalecer indústria de laticínios

Governo ESGoverno do ES aprova crédito de ICMS para fortalecer indústria de laticínios

Governo do Estado do Espírito Santo Assina Projeto de Lei que Concede Crédito Presumido de ICMS em Produtos Lácteos

Nesta quarta-feira (19), o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou um Projeto de Lei que institui a concessão de crédito presumido de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre as saídas interestaduais de produtos industrializados derivados de leite. O texto, que inclui o leite UHT Longa Vida comercializado em caixa, foi enviado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para análise e aprovação dos deputados estaduais.

O novo benefício será aplicado nas operações realizadas por indústrias capixabas que visam atender indústrias, atacadistas ou varejistas localizados em outros estados. A iniciativa visa consolidar a indústria de laticínios do Espírito Santo, ampliando sua competitividade e, ao mesmo tempo, eliminando a carga tributária atualmente incidente sobre essas operações.

O governador Renato Casagrande declarou: “Essa iniciativa elimina a carga tributária efetiva sobre as operações, fortalecendo a indústria, preservando e gerando empregos. Também vamos ampliar a competitividade nos mercados de outros estados. Vamos trabalhar com toda a cadeia produtiva para que essa medida contribua de forma responsável para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.”

A proposta também replica um benefício já implementado pelo Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com a Lei Complementar nº 160/2017 e com o Convênio ICMS 190/17, assegurando assim segurança jurídica e aderência às normas nacionais vigentes.

O vice-governador Ricardo Ferraço enfatizou a relevância dessa medida: “A pecuária leiteira envolve agricultura familiar, cooperativismo e indústria — um ecossistema que gera emprego, renda e oportunidades em praticamente todos os municípios capixabas. Estamos trabalhando para ampliar a competitividade do setor, dar mais segurança às indústrias e preservar milhares de postos de trabalho.”

Geovani do Nascimento Brum, gerente de Arrecadação e Cadastro da Secretaria da Fazenda (Sefaz), também comentou sobre a importância do projeto: “A indústria de laticínios tem grande relevância para o nosso agronegócio e para a economia capixaba. Com este projeto, buscamos criar condições mais equilibradas de competitividade em relação a outros estados, estimulando investimento, produção e emprego no Espírito Santo.”

O crédito presumido poderá ser usufruído por estabelecimentos industriais localizados no Espírito Santo, independentemente da origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos. Os detalhes dos procedimentos para sua aplicação serão definidos em regulamento específico. A expectativa é que esse incentivo impulsione a presença dos produtos capixabas no mercado nacional e amplie as oportunidades para toda a cadeia produtiva de leite e derivados.

O crédito presumido é um mecanismo fiscal que permite aos contribuintes abater um valor fixo do ICMS devido, dispensando a contabilização de créditos acumulados nas fases anteriores da cadeia produtiva. No contexto da indústria de laticínios, a isenção de 100% do ICMS nas operações interestaduais tem o potencial de reduzir significativamente a carga tributária, favorecendo a competitividade dos produtos capixabas.

Por fim, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, ressaltou que o setor de pecuária leiteira enfrenta desafios em nível nacional: “Com essa iniciativa, estamos contribuindo para a redução dos impactos da crise do leite, que afeta diversas regiões do Brasil.”

Para mais informações, a imprensa pode contatar:

Fonte: Governo ES

Últimas

Anchieta: Gabinete em Ação oferece serviços diretos a comunidades locais

A Prefeitura de Anchieta promoveu nesta terça-feira uma nova...

Foragido condenado por tráfico é recapturado em Ecoporanga

Polícia Civil e Militar Recapturam Foragido por Tráfico de...

Prefeitura de Anchieta moderniza sistema de Notas Fiscais de Serviços em dezembro

A Prefeitura Municipal de Anchieta anunciou mudanças significativas na...

Polícia Civil conclui inquérito sobre ataque a PMs na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Finaliza Inquérito sobre Tentativa...

Newsletter

Mais Lidas

Polícia Civil recupera caçamba furtada e prende suspeito em Cachoeiro

Polícia Civil do Espírito Santo Recupera Caçamba de Caminhão...

Polícia Civil do ES prende foragido por triplo homicídio em Vitória

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Foragido de Triplo...

Cachoeiro realiza treinão e passeio ciclístico solidário em dezembro

Eventos Solidários Atraem Participantes em Cachoeiro de Itapemirim No dia...

Polícia Civil do ES prende homem por descumprir medida protetiva

Polícia Civil em Guaçuí Cumpre Mandado de Prisão por...

Votação popular para Melhores do Esporte 2025 está aberta no ES

Abertura da Votação Popular para o Prêmio Melhores do...

Anchieta: Gabinete em Ação oferece serviços diretos a comunidades locais

A Prefeitura de Anchieta promoveu nesta terça-feira uma nova edição do programa Gabinete em Ação, que levou serviços e atendimentos diretamente às comunidades de...

Foragido condenado por tráfico é recapturado em Ecoporanga

Polícia Civil e Militar Recapturam Foragido por Tráfico de Drogas em Ecoporanga Ecoporanga, 24 de outubro de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo...

Prefeitura de Anchieta moderniza sistema de Notas Fiscais de Serviços em dezembro

A Prefeitura Municipal de Anchieta anunciou mudanças significativas na emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), que entrarão em vigor em 1º de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui