Departamento de Estado dos EUA Suspende Emissão de Vistos para 75 Países, Incluindo o Brasil
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos para 75 países, entre os quais figura o Brasil. A medida, que entra em vigor a partir do dia 21 de janeiro, não afetará os vistos destinados a turistas.
Segundo informações da Agência Reuters, além do Brasil, países como Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iémen e Tailândia também estão incluídos na lista de nações impactadas pela decisão. O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, ressaltou que a medida se baseia na autoridade do governo norte-americano de considerar inelegíveis determinados imigrantes que poderiam se tornar um ônus público.
Pigott explicou: “O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos.”
Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre a suspensão e a Agência Brasil aguarda retorno da Embaixada dos EUA em Brasília para esclarecimentos adicionais.
A decisão ocorre em um contexto de crescente tensão nos Estados Unidos, marcada por protestos em Minnesota após a morte da americana Renee Nicole Good, causada pela polícia anti-imigração ICE. O presidente Donald Trump tem criticado imigrantes provenientes de estados governados por democratas, acusando-os de fraudes em sistemas de benefícios sociais.
Desde que assumiu a presidência, Trump tem implementado políticas rigorosas de controle da imigração, incluindo o envio de agentes federais para diversas cidades e ações que resultaram em confrontos com imigrantes e cidadãos americanos.
Recentemente, na segunda-feira (12), o Departamento de Estado informou que revogou mais de 100.000 vistos desde o início da administração Trump.
Com informações da Reuters.
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional