Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro: Cachoeiraço 2026 coleta leite para o Banco de Alimentos

Cachoeiro de Itapemirim celebra retorno do Carnaval com solidariedade:...

Cachoeiro: Agroindústria Calvi conquista selo de qualidade nacional

Agroindústria Calvi Recebe Selo Arte e Expande Mercado de...

Cachoeiro avança em melhorias nas estradas do Parque do Itabira

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Avança na Manutenção de...

Polícia Civil do ES Deflagra Operação ‘Placa Fantasma’ em Serra

PolíciaPolícia Civil do ES Deflagra Operação ‘Placa Fantasma’ em Serra

Polícia Civil do ES deflagra Operação “Placa Fantasma” e apreende 7 mil arquivos digitais

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em parceria com a Guarda Civil Municipal da Serra, realizou na última segunda-feira (09) a Operação “Placa Fantasma”. A ação, que teve por objetivo o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, foi desencadeada no município da Serra e é um desdobramento de investigações que apuram a atuação de indivíduos suspeitos de utilizar uma empresa credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para adulterações em placas de veículos.

Durante a operação, um casal foi preso em flagrante no bairro Planície da Serra. O homem, de 24 anos, e a mulher, de 25 anos, foram autuados por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Além das prisões, aproximadamente 7 mil arquivos digitais foram apreendidos, que agora serão analisados no decorrer das investigações.

Os detalhes da operação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (12), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. O delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da DFRV, enfatizou que as investigações tiveram início em 29 de maio de 2025, após a prisão de um indivíduo suspeito de envolvimento com o esquema. Desde então, a equipe da DFRV, em conjunto com a Guarda Municipal da Serra, realizou levantamentos de inteligência e diligências investigativas.

Durante a apuração, identificou-se que um segundo investigado assumiu a função de distribuição das placas adulteradas. Com base nos elementos reunidos, foi instaurado um inquérito policial, e os mandados de busca e apreensão foram solicitados ao Poder Judiciário, obtendo resposta favorável.

Os indícios coletados revelaram que o grupo encomendava placas veiculares em branco, especificamente do tipo motocicleta, provenientes do Estado de São Paulo. Estas placas eram enviadas para a residência da investigada, sendo posteriormente encaminhadas a uma empresa credenciada ao Detran|ES, onde uma funcionária realizava a estampagem irregular das placas. Após a adulteração, as placas eram utilizadas para equipar motocicletas com restrição de furto ou roubo, que eram então colocadas novamente em circulação.

Até o momento, a Polícia Civil já oficiou os Correios e obteve a confirmação de que, desde janeiro de 2025, encomendas contendo placas vinham sendo enviadas ao Espírito Santo, especificamente para o endereço vinculado aos investigados. O volume total de placas ainda está em fase de apuração. Além disso, foi solicitado apoio à Superintendência Regional do Trabalho, que revelou que os investigados declaravam uma renda mensal incompatível com o padrão de vida que ostentavam nas redes sociais, o que reforça os indícios de atividades ilícitas.

De acordo com o supervisor Vianna, da Guarda Civil Municipal da Serra, a corporação atuou de forma coordenada com a Polícia Civil na operação. “A integração entre as forças de segurança foi fundamental para o êxito da operação. Contribuímos para o fortalecimento da segurança pública no município”, destacou.

As investigações continuam em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e avaliar o impacto do esquema criminoso que pode ter contribuído para a circulação de veículos adulterados na Região Metropolitana.

Contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil:
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Polícia Civil do ES desarticula esquema de adulteração de placas de veículos e prende casal em operação “Placa Fantasma”.

Fonte: Polícia Civil-ES.

Últimas

Carnaval no ES: Tempo firme e calor até quarta-feira, diz Governo do ES

Carnaval no Espírito Santo: Previsão do Tempo O Carnaval no...

Bloco do Vasco agita Carnaval e atrai multidões em Marataízes

Carnaval de Marataízes É Contagiado por Alegria e Samba...

Andrew, do Flamengo, comenta sinceramente sobre vaias da torcida rival

Andrew: Goleiro do Flamengo Comenta Vaia da Torcida do...

Gols de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo na última rodada do Paulistão

Paulistão: Última Rodada Marca o Desfecho das Emoções Com a...

Newsletter

Mais Lidas

Corinthians encaminha empréstimo do zagueiro Cacá para o Vitória

Corinthians Avança para o Emprestimo do Zagueiro Cacá ao...

FGC antecipa R$ 1 mil a milhões de clientes do Will Bank em crise

FGC Antecipará Pagamentos a Credores do Will Bank O Fundo...

Cruzeiro informa sobre desfalques e atualiza situação de atletas-chave

Cruzeiro Atualiza Situações de Jogadores e Confirma Desfalques O Cruzeiro...

Polícia Civil flagra furto de energia em propriedade rural em Castelo

Polícia Civil do Espírito Santo Flagra Furto de Energia...

Polícia Civil do ES desmantela ponto de tráfico em Fundão

Polícia Civil do Espírito Santo Desarticula Ponto de Tráfico...

Carnaval no ES: Tempo firme e calor até quarta-feira, diz Governo do ES

Carnaval no Espírito Santo: Previsão do Tempo O Carnaval no Espírito Santo inicia sob um cenário característico do verão, com tempo firme e temperaturas elevadas....

Bloco do Vasco agita Carnaval e atrai multidões em Marataízes

Carnaval de Marataízes É Contagiado por Alegria e Samba do Bloco do Vasco O espírito carnavalesco tomou conta das ruas de Marataízes na última terça-feira,...

Andrew, do Flamengo, comenta sinceramente sobre vaias da torcida rival

Andrew: Goleiro do Flamengo Comenta Vaia da Torcida do Botafogo Em recente declaração, o goleiro do Flamengo, Andrew, abordou as vaias recebidas pela torcida do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui