A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) sediou, nesta sexta-feira (04), uma Sessão Especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 02 de abril. O evento, proposto pelo deputado Fábio Duarte (Rede), aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso e reuniu representantes de entidades que trabalham com a causa, autoridades políticas e especialistas sobre o TEA.
Durante a sessão, a presidente da Associação Amigos da Pessoa com Autismo (Amaes), Pollyana Paraguassu, compartilhou a história do diagnóstico do filho e ressaltou as conquistas das famílias ao longo dos anos. Paraguassu enfatizou a importância da mobilização das famílias e a necessidade de políticas públicas que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos autistas e suas famílias.
O lema da ‘Campanha Abril Azul’ deste ano foi a ‘Empatia’, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças. Durante a sessão, a psicóloga Danieli Simoni ministrou uma palestra sobre “Neurodiversidade e Inclusão”, abordando a necessidade de discutir sobre diversidade e combater o isolamento das pessoas com TEA.
A influenciadora digital Maanuh Scotá, mãe de um filho autista, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mães atípicas e sugeriu a criação de grupos de apoio psicológico e programas de capacitação e empregabilidade para essas mães. Scotá também destacou a importância de combater o abandono parental, que é uma forma de violência invisível.
Após ouvir relatos de pais sobre a falta de neuropediatras na rede pública, o deputado Duarte reiterou o compromisso com a continuidade do diálogo e do trabalho conjunto para garantir autonomia e qualidade de vida para todas as pessoas autistas. A sessão foi um espaço de ação e construção conjunta de ideias para futuros projetos.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela ONU em 2007, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre o TEA, reduzir o preconceito e incentivar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias. O trabalho em prol da inclusão e do bem-estar das pessoas autistas deve ser contínuo e efetivo.
Fonte: ALES
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Autismo: sessão abre debate sobre Abril Azul na Assembleia