Condenação de Jair Bolsonaro por Tentativa de Golpe Repercute na América Latina
Na noite de quinta-feira (11), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado teve repercussão significativa entre líderes latino-americanos. A decisão foi proferida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por 4 votos a 1, condenou Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. A maioria dos réus recebeu penas superiores a 20 anos de prisão em regime fechado.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, manifestou-se nas redes sociais, expressando seu respeito pela democracia brasileira. “Meu respeito à democracia brasileira, que resistiu a uma tentativa de golpe e agora julga e condena os responsáveis. Tentaram destruí-la, e hoje ela emerge mais forte. Democracia sempre”, destacou Boric em sua postagem.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também se manifestou, enfatizando a importância da decisão. Ao compartilhar uma crítica do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em relação ao julgamento, Petro declarou: “Todo golpista deve ser condenado. Essas são as regras da democracia”.
Em nota, o Palácio Itamaraty reiterou a independência do Poder Judiciário no Brasil, respondendo às críticas de Rubio. A condenação dos réus não resultará em prisão imediata, pois ainda cabe recurso da decisão. Somente após a rejeição de eventuais apelações as prisões poderão ser efetivadas.
A decisão do STF marca um ponto importante na política brasileira e reflete a atenção internacional em torno da situação democrática do país.
Boric e Petro se manifestam após condenação de Bolsonaro
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional