Melhora nas Estatísticas do Ensino Médio da Rede Pública no Brasil
Os últimos dados do Ministério da Educação (MEC) revelam avanços significativos no desempenho dos estudantes do ensino médio na rede pública entre 2022 e 2025. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (26) e referem-se à segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o MEC, os números indicam uma queda de 62% no índice de reprovação, 61% de diminuição na taxa de abandono e uma redução de 28% no atraso escolar. Além disso, a taxa de aprovação aumentou em 11%. Essa evolução é considerada resultado da implementação de programas estruturantes desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a política de Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além do programa Pé-de-Meia, introduzido em 2024.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, expressou otimismo com os resultados. Ele salientou que mais estudantes estão permanecendo na escola e avançando em suas jornadas acadêmicas. “O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica”, afirmou Barchini.
Taxa de Permanência
Os dados também mostram que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, resultando em mais jovens permanecendo nas salas de aula de um ano letivo para outro. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que, se essa taxa não tivesse reduzido, o Brasil teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.
Programas de Incentivo
O programa Pé-de-Meia, segundo o MEC, é um dos pilares nessa recuperação da educação básica. Desde sua criação em 2024, já beneficiou 7,2 milhões de estudantes e oferece incentivos financeiros para aqueles que frequentam as aulas, passam de ano e concluem a educação básica.
“É uma política educacional destinada a melhorar a permanência e o desempenho dos estudantes”, afirmou o ministro Barchini, ressaltando a importância de garantir igualdade de oportunidades.
Expansão da Educação Básica
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada também foi mencionado como um fator crucial para a elevação do índice de alfabetização, que saltou de 36%, em 2021, para 66%, em 2025. O programa visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental e reparar prejuízos educacionais causados pela pandemia.
Educação em Tempo Integral
Outro destaque é o aumento das matrículas em educação em tempo integral, que subiu de 15,1%, em 2021, para 25,8%, em 2025, beneficiando 8,8 milhões de estudantes. Esse formato educacional exige que os alunos permaneçam na escola por, pelo menos, sete horas diárias ou 35 horas semanais.
Inclusão Digital
Além disso, o MEC atribui parte dos resultados à transformação digital nas escolas, por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O número de instituições conectadas à internet cresceu 43,7%, passando de 66,8 mil para 100 mil escolas, potencializando o acesso a recursos educacionais digitais.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
No que diz respeito ao Exame Nacional do Ensino Médio, que é a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, o MEC registrou um aumento de 46% nas inscrições feitas por concluintes de escola pública entre 2022 e 2025. A partir de 2025, o Enem também servirá para certificar a conclusão do ensino médio e, a partir de 2026, será utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro.
Esses avanços no ensino médio da rede pública refletem um esforço coletivo em torno de políticas educacionais voltadas para a melhoria do aprendizado e a permanência dos jovens nas escolas.
Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Fonte: Agencia Brasil.
Educação