Cachoeiro de Itapemirim promove campanha Janeiro Roxo para conscientização sobre a hanseníase
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando durante o mês de janeiro uma série de ações educativas e preventivas em alusão à campanha Janeiro Roxo. O objetivo é conscientizar a população sobre a hanseníase e enfatizar a importância do diagnóstico precoce.
As atividades ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e incluem palestras, salas de espera educativas, avaliações de manchas na pele e capacitações para os profissionais de saúde. A iniciativa visa fortalecer o acesso aos serviços, orientar a população sobre sinais e sintomas da doença e combater o preconceito que historicamente a envolve.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, provocada pelo Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. A boa notícia é que a doença tem cura, e o tratamento é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico precoce é vital para evitar incapacidades físicas.
Em Cachoeiro, o acompanhamento dos pacientes é feito pelo Centro Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase. O tempo de tratamento pode variar, sendo de seis meses para os casos mais brandos e podendo chegar a 12 meses para formas mais graves da doença.
A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase, enfermeira Marusca Mesquita, ressaltou a importância da informação como ferramenta de prevenção: “A hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito. O grande desafio hoje é identificar a doença precocemente, antes que cause incapacidades. Por isso, o Janeiro Roxo é tão importante. Ele aproxima a informação da população, combate o preconceito e reforça que, ao perceber qualquer mancha com perda de sensibilidade, a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde.”
A secretária municipal de Saúde, Renata Fiório, complementou: “O Janeiro Roxo fortalece as ações de vigilância, prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase na rede municipal de saúde, assegurando tratamento oportuno e acompanhamento contínuo aos pacientes, com foco na redução de incapacidades e qualificação da atenção básica.”
Programação das atividades:
-
UBS Coramara: Educação em Saúde sobre Hanseníase – Enf. Monalice
Data: 08/01/2026 | Horário: 8h -
Coordenação Municipal de Tuberculose e Hanseníase: Treinamento para profissionais do Consultório na Rua – Enf. Marusca Mesquita
Data: 09/01/2026 | Horário: 9h -
UBS Vila Rica: Educação em Saúde sobre Hanseníase – Enf. Marusca Mesquita
Data: 27/01/2026 | Horário: 8h -
Centro Comunitário do Zumbi: Educação em Saúde: Conscientização e apoio à luta contra a hanseníase
Data: 12/01/2026 | Horário: 8h -
UBS Gilson Carone: Sala de espera com orientações sobre hanseníase
Data: Todas as quintas-feiras | Horário: 12h às 15h30 -
UBS Basiléia / Recanto: Sala de espera sobre hanseníase – ACS Flávio e Melina
Data: 14/01/2026 | Horário: 8h -
UBS São Vicente: Sala de espera sobre hanseníase
Data: 21/01/2026 | Horário: 8h -
UBS Antônio Dalvi – Valão: Ação: Dia Mundial da Hanseníase – Palestra “A mancha não pode me manchar” – Enf. Michelle Furtado Coelho
Data: 22/01/2026 | Horário: 8h -
UBS São Joaquim: Ação: Janeiro Roxo e Branco – Sala de Espera
Data: 22/01/2026 | Horário: 8h -
UBS Amaral: Ação: Dia da Mancha – Avaliação médica e de enfermagem
Data: 22/01/2026 | Horário: 7h30 às 17h30 -
UBS Village da Luz: Palestra sobre Janeiro Roxo – Dr. Lenilson
Data: 23/01/2026 | Horário: 8h -
UBS Córrego dos Monos: Sala de espera sobre hanseníase
Data: 26/01/2026 | Horário: 8h -
UBS Novo Parque: Avaliação da Mancha e orientações sobre hanseníase
Data: 28/01/2026 | Horário: A partir das 8h -
UBS Aquidabam: Sala de espera com café da manhã: Conscientização e combate à hanseníase
Data: 28/01/2026 | Horário: 8h30 -
UBS Coutinho: Sala de espera sobre hanseníase
Data: 29/01/2026 | Horário: 8h
Cachoeiro realiza ações do Janeiro Roxo com foco na conscientização e diagnóstico precoce da hanseníase – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES