Cadeiras Vazias no Boulevard dos Atletas Marcam Luta contra o Feminicídio em Jubs
Natal (10 de outubro de 2023) – Os jovens presentes no Boulevard dos Atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) nesta sexta-feira foram confrontados com uma intervenção impactante: diversas cadeiras vermelhas, organizadas pelo espaço, traziam a mensagem “esta cadeira está vazia pois uma mulher que poderia estar estudando foi vítima de feminicídio”. A ação, que ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, visa à conscientização dos estudantes e visitantes durante a realização da competição, que se estende até 18 de outubro no Centro de Convenções de Natal.
As cadeiras fazem parte de um projeto ampliado da Ser Educacional, mantenedora das universidades Uninassau, Unama, Uninorte, Uni7, Unifal e UNG. O Programa Ser Mulher busca alertar a comunidade acadêmica sobre a grave questão do feminicídio. Além de estarem presentes nos Jubs, as cadeiras também foram dispostas nas salas de aula das instituições mantenedoras. Cada cadeira conta com um QR Code que, ao ser escaneado, direciona para uma cartilha informativa sobre violência contra a mulher e os principais canais para denúncias.
Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da Ser Educacional, comentou sobre a importância de trazer o projeto para o evento esportivo. “O esporte universitário é um espaço de vida, de sonho e de convivência, mas também é um espaço de reflexão e empatia. Essa cadeira vazia representa mulheres que não estão mais aqui por causa da violência de gênero, simbolizando nosso compromisso de não nos silenciarmos diante dessa realidade”, enfatizou.
Mendes também ressaltou o papel transformador do esporte, afirmando que este constitui um lugar de diálogo e respeito. “Cada cadeira vazia é um convite à responsabilidade coletiva de ocupar o nosso lugar na luta pela vida das mulheres de nossa sociedade”, acrescentou.
Além da iniciativa das cadeiras vazias, o Programa Ser Mulher oferece outras ações voltadas para auxiliar vítimas de violência doméstica, incluindo bolsas de graduação digital, apoio psicológico e atendimento jurídico em clínicas-escolas de psicologia e núcleos de práticas jurídicas das universidades.
Ao longo do evento, também foi realizada a entrega da primeira parte das doações de absorventes arrecadados pelos participantes dos Jubs. A coordenadora do CBDU Social, Elaine Morellato, informou que foram entregues 28.150 unidades para três escolas de Natal. A campanha de arrecadação continuará na próxima semana, com nova entrega programada para 17 de outubro. “Além de receber, fazemos chegar a quem mais precisa”, afirmou Morellato.
As iniciativas não apenas destacam a relevância do combate à violência de gênero, mas também reforçam a necessidade de ações concretas e a conscientização em ambientes acadêmicos e sociais, especialmente em eventos de grande visibilidade como os Jogos Universitários Brasileiros.
Jubs: com cadeiras vazias, campanha lembra vítimas de feminicídio
Fonte: Agencia Brasil.
Educação