Vila Velha Recebe 300 Pistolas para Fortalecimento da Guarda Municipal
Vila Velha, ES — Com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e proporcionar maior segurança à população, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, entregou, na tarde desta sexta-feira (25), 300 pistolas à Prefeitura Municipal. A solenidade de entrega ocorreu no Centro de Operações de Vila Velha, localizado no bairro Novo México, e contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo.
As pistolas, da marca Glock, calibre .40 S&W, são semiautomáticas e vêm acompanhadas de quatro carregadores, cada um com capacidade para 15 munições, além de equipadas com mira luminescente. Tais armamentos são considerados adequados para o emprego ostensivo-operacional e foram adquiridos com um investimento total de R$ 710 mil, oriundos do Tesouro Estadual.
"Estamos agindo com inteligência, integração e investimento em mais uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha. A aquisição de 300 pistolas de alta qualidade visa melhorar a estrutura da Guarda Municipal. Agora, os agentes, que são pais e mães que deixam suas famílias para proteger a sociedade, estão mais bem equipados. Esse é um governo com DNA municipalista, e continuaremos a investir em nossas forças de segurança. Em três anos, planejamos recompor o efetivo da Polícia Militar em 2.650 soldados", declarou Ricardo Ferraço durante a cerimônia.
A entrega dos armamentos integra uma série de investimentos do Governo do Estado no fortalecimento das instituições de segurança pública, como parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Esse esforço tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade e para o aumento da sensação de segurança entre os cidadãos capixabas. O Espírito Santo se destaca, nos últimos 29 anos, pela queda acentuada nos índices de homicídios, e Vila Velha acompanha a mesma tendência.
No primeiro trimestre de 2025, o município registrou 26 homicídios dolosos, uma diminuição em relação aos 28 casos verificados em 2024, 39 em 2023 e 51 em 2022. Além disso, os crimes patrimoniais também apresentaram redução contínua, alcançando os menores níveis da série histórica desde 2018. No mesmo período, foram contabilizados 567 roubos em via pública, o que representa uma diminuição de 25% em comparação a 2024, quando o número ficou em 764 ocorrências.
“O equipamento adequado para os agentes de segurança é crucial para que a população se sinta protegida e confie no trabalho das forças de segurança. A atuação integrada é fundamental, e a parceria com uma Guarda Municipal robusta em Vila Velha nos permite avançar nas políticas de segurança do Estado”, afirmou Leonardo Damasceno, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Fonte: Governo ES