Governo do Estado realiza a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas em Vitória
O Governo do Estado, por intermédio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), promoverá a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas (SEPD) entre os dias 25 e 27 de junho, em Vitória. Na sua quarta edição, o evento contará com a presença de especialistas renomados na área da saúde, destacando-se o médico oncologista, cientista e escritor Dr. Drauzio Varella, que abrirá a programação com a Conferência Magna no dia 25 às 13h30, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta.
Com o tema “Cuidar, não punir: a importância do acolhimento e da empatia na política sobre drogas”, a palestra de Dr. Varella abordará a relevância das práticas de saúde que priorizam o acolhimento e a escuta qualificada. O objetivo é romper com discursos moralistas e punitivos, promovendo uma abordagem mais humanizada que favorece a adesão terapêutica e fortalece redes de apoio comunitário.
A cerimônia de abertura contará com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande; do vice-governador, Ricardo Ferraço; da secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso; além do subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, e outras autoridades.
A programação da SEPD dará continuidade nos dias 26 e 27, no Auditório do Sebrae, onde serão discutidas práticas de cuidado e tratamento para pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas, ações de prevenção e resultados de pesquisas que estabelecem um diagnóstico situacional das políticas sobre drogas no Espírito Santo. O eixo temático que orientará os debates é “Caminhos das Políticas sobre Drogas: Perspectivas Atuais, Evidências e Boas Práticas”.
Segundo o subsecretário Carlos Lopes, as ações da Rede Abraço demonstram que é viável enfrentar o desafio das drogas de maneira eficaz. “Temos articulado prevenção, tratamento e reinserção social de forma integrada e humanizada, respaldados por evidências científicas. O Estado se solidifica como um exemplo de política pública que efetivamente cuida das pessoas”, afirma.
A secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, destaca que a problemática das drogas é um dos principais desafios da gestão pública. “Adotar estratégias unificadas frente a um fenômeno global tem gerado impactos positivos no Estado. O Governo tem se empenhado em fortalecer ações nos municípios, em parceria com as prefeituras, e os resultados são reconhecidos”, acrescenta.
Durante a Semana Estadual, o evento contará com a participação de diversos especialistas na temática sobre drogas, como Bárbara Caballero, diretora de Pesquisa da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas; Mônica Paulo de Souza, perita da Polícia Federal da Paraíba; e Maria Angélica de Castro Comis, psicóloga e coordenadora da Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc), entre outros.
A SEPD é uma iniciativa anual, conforme estabelecido pela Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, para promover a difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas e fomentar o debate público acerca das políticas sobre o tema.
Programação detalhada:
Dia 1 – 25 de Junho (quarta-feira)
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Vitória
- 13h30: Solenidade de Abertura e Conferência Magna com Dr. Drauzio Varella.
Dia 2 – 26 de Junho (quinta-feira)
Local: Auditório do Sebrae, Vitória
- 08h30: Recepção e Café da Manhã
- 09h: Mesa-redonda – Boas Práticas em Prevenção ao Uso de Drogas
- 10h: Mesa-redonda – Diagnóstico Situacional
- 11h30: Encerramento
Dia 3 – 27 de Junho (sexta-feira)
Local: Auditório do Sebrae, Vitória
- 08h30: Recepção e Café da Manhã
- 09h: Mesa-redonda – Boas Práticas em Cuidado e Tratamento
- 10h: Mesa-redonda – Novas Substâncias Psicoativas
- 12h: Intervalo
- 13h30: Mesa-redonda – Boas Práticas em Reinserção Social
- 14h30: Mesa-redonda – Usos Terapêuticos da Cannabis
- 16h30: Encerramento
Para mais informações, a Imprensa pode entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Rede Abraço através do telefone (27) 3636-6229 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES