Estados Unidos Impõem Novas Tarifas de 104% sobre Produtos da China
Na tarde desta terça-feira (8), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou que os Estados Unidos iniciarão a cobrança de tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir de meia-noite, efetivamente em vigor a partir de quarta-feira (9). Esta decisão representa mais um capítulo na crescente guerra comercial entre as duas potências.
Durante uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo nas redes sociais da Casa Branca, Leavitt foi questionada sobre a decisão do presidente Donald Trump de aplicar tarifas adicionais de 50% sobre os produtos da China. "Elas [as novas taxas] entrarão em vigor à meia-noite de hoje. Então, efetivamente amanhã", confirmou a secretária.
Em sua fala, Karoline Leavitt criticou o governo chinês, afirmando que a recusa de Pequim em negociar tem levado a uma escalada de tensões. "Países como a China, que escolhem retaliar e tentam redobrar os maus-tratos aos trabalhadores americanos, estão cometendo um erro. O presidente Trump tem uma espinha dorsal de aço e não vai quebrar. A América não vai quebrar sob sua liderança", disse Leavitt, destacando a convicção do presidente de que os EUA devem ser capazes de produzir bens essenciais para o próprio povo e exportá-los para o mundo.
A declaração da secretária segue uma ameaça de Trump feita um dia antes, na qual ele sinalizou que outras tarifas poderiam ser impostas se a China não recuasse das suas próprias consequências comerciais. Em uma postagem nas redes sociais, Trump declarou: "Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais à China de 50%, com efeito em 9 de abril".
Histórico de Taxação
Este movimento de tarifas não é uma novidade. Em março, os Estados Unidos já haviam implementado taxas de 20% sobre produtos chineses, marcando um dos primeiros passos de Trump em direção a uma pressão econômica sobre o país asiático. Em 2 de abril, uma guerra de tarifas foi iniciada, com um aumento de 34% sobre todos os produtos chineses que entram nos EUA. Com a nova promessa de 50%, o total das tarifas aumenta para alarmantes 104%.
Em resposta, a China anunciou a imposição de tarifas de 34% sobre produtos estadunidenses e introduziu restrições à exportação de minerais raros, conhecidos como terras raras, além de proibir o comércio com 16 empresas dos EUA.
O jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o Diário do Povo, afirmou em editorial que a China está pronta para a guerra tarifária e que "o céu não cairá" devido a novas barreiras comerciais. O editorial complementou, dizendo que o país deve "transformar pressão em motivação" e aproveitar a situação como uma oportunidade estratégica para acelerar o desenvolvimento.
Este cenário reflete uma intensificação das disputas comerciais entre as duas nações, que estão moldando o futuro das relações econômicas globais e o comércio internacional.
EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta
Fonte: Agencia Brasil.
Economia