Conteúdo Exclusivo:

Concurso de Desenho em Cachoeiro promove educação para o trânsito

Concurso de Desenho Promove Conscientização sobre Trânsito Seguro em...

Procon Cachoeiro alerta sobre golpes de falsos advogados em ações judiciais

Aumento de Golpes com Falsos Advogados Mobiliza Procon de...

Campeonato Municipal de Futebol Amador inicia em Cachoeiro neste domingo

Início do Campeonato Municipal de Futebol 2025 em Cachoeiro...

EUA criticam tarifas do Brasil antes do novo tarifaço de Trump

InternacionalEUA criticam tarifas do Brasil antes do novo tarifaço de Trump

EUA Criticam Tarifas de Importação do Brasil em Relatório do USTR

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) trouxe críticas ao modelo de tarifas que o Brasil impõe às importações. O documento analisa as restrições tarifárias brasileiras e deve servir de base para um novo conjunto de tarifas que o presidente dos EUA, Donald Trump, pretende anunciar na próxima quarta-feira (2).

Entre os principais pontos destacados, o relatório critica as tarifas brasileiras sobre uma variedade de produtos, incluindo etanol, filmes estadunidenses, bebidas alcoólicas, produtos de telecomunicações, máquinas e equipamentos, e carne suína. O USTR alega que a legislação e as normas brasileiras favorecem os produtores locais, criando desafios para os exportadores dos EUA.

O Brasil é retratado como um país que impõe tarifas relativamente altas sobre importações em diversos setores, como automóveis, tecnologia da informação e eletrônicos, produtos químicos, plásticos, máquinas industriais, aço, têxteis e vestuário. Em seis páginas do relatório, o USTR menciona que os exportadores americanos enfrentam consideráveis incertezas ao tentar acessar o mercado brasileiro, já que o governo brasileiro frequentemente altera as taxas tarifárias.

As restrições às compras governamentais também foram abordadas no relatório, destacando que ainda há preferências para produtores internos, especialmente nas áreas de saúde e defesa. “Embora o Brasil tenha tomado medidas para tornar seu mercado de compras mais transparente, restrições e preferências domésticas permanecem”, afirma o documento.

O USTR expressou preocupação com as normas de propriedade intelectual no Brasil e as discussões sobre a taxação de plataformas digitais pela Anatel. O escritório alerta que propostas de taxas adicionais podem prejudicar os consumidores e reforçar a posição de grandes operadoras de telecomunicações.

No que se refere ao etanol, que ambos os países produzem em grande escala, o relatório menciona as tarifas de 18% impostas pelo Brasil sobre o etanol estadunidense. “Os EUA continuam a se envolver com o Brasil para reduzir sua tarifa de etanol”, sublinha o USTR.

O relatório também critica o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicado a bebidas alcoólicas, que é de 19,5%. Para a cachaça, produto nacional, a taxação é menor, fixada em 16,25%. Além disso, o documento ressalta os impostos sobre produtos audiovisuais que não são aplicados de maneira igualitária aos produtos nacionais.

Em relação à importação de máquinas e equipamentos, o USTR aponta que o Brasil impõe restrições severas, permitindo a entrada de produtos apenas quando se pode demonstrar que não são fabricados localmente. Essa falta de transparência nos procedimentos de licenciamento, segundo o escritório, dificulta ainda mais as operações dos exportadores estadunidenses.

O programa Renova-Bio, brasileiro, que prevê créditos de carbono para a redução de emissões de gases do efeito estufa, também foi mencionado, com o USTR solicitando que os produtores dos EUA tenham acesso aos mesmos benefícios ofertados aos produtores nacionais.

Por fim, o relatório critica a proibição da carne suína fresca e congelada dos EUA, imposta pelo Brasil devido a preocupações com a peste suína africana, ressaltando que o governo brasileiro não apresentou evidências científicas que justifiquem tal restrição, apontando para a inconsistência com os padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal.

O conteúdo foi publicado originalmente no site da Agência Brasil, e as imagens utilizadas foram creditadas a ebc.com.br.

Relatório dos EUA critica Brasil às vésperas de novo tarifaço de Trump

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Últimas

Polícia Civil do ES Exibe Equipamentos na Semana da Pátria

Polícia Civil do Espírito Santo Celebra a Semana da...

Anchieta promove Conferência Intersetorial para discutir Direitos Humanos e políticas públicas

A Prefeitura de Anchieta promoveu, no Centro de Convivência...

Limpeza e Ordenamento de Postes em Piúma começa dia 9 de setembro

Prefeitura de Piúma Inicia Ação de Limpeza e Ordenamento...

Governo do ES abre 50 vagas no Programa Acelera Agroindústrias

Programa Acelera Agroindústrias Abre 50 Vagas para Novos Participantes...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro cria comissão para impulsionar regularização fundiária urbana

Cachoeiro de Itapemirim cria Comissão Especial para Analisar Projetos...

Israel registra maior número de jornalistas mortos na história.

Conflito em Gaza: A Morte de Jornalistas Alcance Histórico Em...

Marataízes entrega carteirinhas APAE para inclusão infantil

Marataízes Implementa Distribuição de Carteirinhas para Crianças com Deficiência Marataízes,...

SINE de Anchieta oferece 41 novas vagas de emprego em diversas áreas

Prefeitura Municipal de Anchieta abre 41 vagas de emprego...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Polícia Civil do ES Exibe Equipamentos na Semana da Pátria

Polícia Civil do Espírito Santo Celebra a Semana da Pátria com Ação em Shopping na Serra A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) demonstrou seu...

Anchieta promove Conferência Intersetorial para discutir Direitos Humanos e políticas públicas

A Prefeitura de Anchieta promoveu, no Centro de Convivência dos Idosos, a Conferência Intersetorial dos Direitos Humanos, um canal essencial para o diálogo sobre...

Limpeza e Ordenamento de Postes em Piúma começa dia 9 de setembro

Prefeitura de Piúma Inicia Ação de Limpeza e Ordenamento de Cabeamentos dos Postes Municipais sexta-feira, 05 de setembro de 2025 A Prefeitura de Piúma, através da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui