Exposição no Arquivo Público de Cachoeiro destaca a história da fotografia
O Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira inaugurou, na última segunda-feira (11), a exposição “Câmaras Fotográficas: Máquinas da História”. A mostra está aberta ao público na Sala de Imprensa Cachoeirense Higner Mansur, localizada no primeiro andar do Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, com funcionamento das 9h às 17h e entrada franca.
Os visitantes podem apreciar um acervo de 53 câmeras fotográficas e de filmar, que fizeram sucesso nas décadas anteriores ao avanço da tecnologia dos celulares. A exposição não apenas exibe os dispositivos, mas também inclui uma breve narrativa sobre a invenção e o desenvolvimento da fotografia ao longo dos anos.
O acervo é de propriedade do colecionador Edson Fassarela, que reúne itens raros e significativos, além de câmeras, como selos nacionais e internacionais, ferramentas e peças eletrônicas antigas, entre outros objetos de diversas partes do mundo.
O coordenador do Arquivo Público Municipal, Lucimar Costa, ressalta a relevância da exposição. “Ela está muito legal porque apresenta algumas curiosidades, como duas fotos de Rubem Braga, um notável fotógrafo, e uma imagem de Ludovico Persici, um fotógrafo capixaba que inventou o Cinematógrafo Guarany, muito importante na história do audiovisual no Espírito Santo”, comentou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Larissa Patrão, acrescenta que “Câmaras Fotográficas: Máquinas da História” é uma maneira de preservar e valorizar a memória visual de Cachoeiro e do mundo. Segundo ela, a exposição evidencia a evolução da tecnologia fotográfica, permitindo que os visitantes compreendam como isso mudou a forma de registrar e documentar a vida cotidiana.
“É um mergulho nostálgico para aqueles que vivenciaram a era das fotos reveladas, enquanto instiga a curiosidade dos mais jovens sobre um tempo sem a facilidade dos celulares. Iniciativas como esta fortalecem o sentimento de pertencimento e incentivam a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade”, observou Larissa Patrão.
Detalhes da Exposição:
- Nome: Câmaras Fotográficas: Máquinas da História
- Local: Sala de Imprensa Cachoeirense Higner Mansur, Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro
- Horário: 9h às 17h
- Entrada: Franca
Para quem deseja revisitar o passado da fotografia, a exposição oferece uma oportunidade única de conexão com a história e a cultura de Cachoeiro de Itapemirim.
Arquivo Público Municipal apresenta história da fotografia em exposição – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES